Madeira

Abertas candidaturas para o Estudante Internacional na Universidade da Madeira

None

A Universidade da Madeira (UMa) tem abertas, até 31 de Janeiro de 2020, as candidaturas para os Estudantes Internacionais que pretendam ingressar nos cursos de Licenciatura, no ano lectivo 2020/2021. As candidaturas deverão ser submetidas exclusivamente online.

Ao todo, são 2014 vagas, distribuídas por dezoito cursos de Licenciatura, designadamente: Artes Visuais, Comunicação, Cultura e Organizações, Design, Estudos de Cultura, Línguas e Relações Empresariais, Psicologia, Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, Matemática, Ciências da Educação, Economia, Educação Básica, Educação Física e Desporto, Gestão, Biologia e Enfermagem.

O concurso para o Estudante Internacional é aberto a todos os indivíduos que não têm nacionalidade de um estado membro da união europeia. Destes excluem-se todos os que residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, ou que se encontrem a frequentar curso da UMa, no âmbito de um programa de mobilidade internacional ou acordo de intercâmbio.

Adicionalmente, os candidatos devem ser titulares de uma qualificação que, no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país ou serem titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente.

Para efeitos de selecção dos candidatos, a UMa reconhece os resultados obtidos em exames considerados equivalentes ao ensino secundário português, nomeadamente no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil), no Exame Unificado de Acesso (Macau), ou no Gaokao/Liankao (China).

Para os estudantes nacionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Venezuela, a UMa terá 64 bolsas de estudos, que consistem na redução da taxa legal de frequência dos ciclos de estudo, designada em Portugal por propina, do Estudante Internacional (4 mil euros anuais) para o valor de propina do Estudante Nacional (1.070 euros por ano).

No caso de sobrarem vagas, estas serão colocadas a concurso numa segunda fase de candidaturas, a decorrer de 27 de Abril a 31 de Maio de 2020.