Desporto

Portugal disputa Torneio de qualificação olímpica em Abril

Foto Nebojsa Tejic/kolektiffimages
Foto Nebojsa Tejic/kolektiffimages

Portugal fez hoje história no Euro’2020 de andebol, no qual pode terminar nos quinto ou sexto lugares, que superará sempre a sétima posição alcançada em 2000, na Croácia, o anterior zénite da participação nacional em Europeus. bem como conseguiu o feito de conquistar o passaporte para o torneio de qualificação olímpica, que será disputado em Abril, entre 17 e 19.

Este Torneio de qualificação está agendado para ser disputado na Noruega, França e Alemanha, mas caso a selecção da Noruega conquiste, o título europeu este domingo - garante logo um lugar em Tóquio’2020 -, a Federação Internacional de Andebol será obrigada a mudar o país, para a realização um dos três grupos que compõem esta fase pré-olímpica.

Após uma prolongada ausência de 14 anos, a selecção portuguesa disputou pela sexta vez o Europeu e chegou a mesmo a pensar na qualificação para as meias-finais, mas o triunfo de hoje sobre a Hungria, por 34-26, já foi suficiente para reescrever a história, proporcionando o apuramento para o jogo de atribuição do quinto e sexto lugares.

No sábado, Estocolmo será palco do jogo mais importante da equipa nacional, frente à Alemanha, uma das potências da modalidade, como outras que defrontou no Euro’2020 e venceu: a França, batida por 28-25 e eliminada ainda na ronda preliminar da prova, e a Suécia, goleada em ‘casa’ (Malmö) por 35-25, na segunda fase.

De referir que a selecção lusa conta nas suas fileiras com o madeirense João Ferraz, bem como o técnico do Madeira Andebol SAD, Paulo Fidalgo, que ocupa o cargo de seleccionador adjunto.