Desporto

Luisão despede-se dos relvados mas permanece no Benfica

Luisão termina carreira de futebolista com uma cerimónia no relvado do Estádio da Luz, em Lisboa, às 19 horas.
Luisão termina carreira de futebolista com uma cerimónia no relvado do Estádio da Luz, em Lisboa, às 19 horas.

O defesa brasileiro Luisão despede-se hoje dos relvados como o futebolista com mais títulos conquistados com a camisola do Benfica, clube ao qual chegou na época 2003/04 e no qual deve manter-se como director para as relações internacionais.

Aos 37 anos, Luisão antecipou o final do contrato de um ano, assinado na última pré-época, depois de ainda não ter sido utilizado por Rui Vitória e de não figurar na lista de inscritos para a Liga dos Campeões.

Luisão, que chegou ao Benfica pouco antes de Luís Filipe Vieira ser eleito para o primeiro mandato, abandona a competição com 20 troféus conquistados pelos ‘encarnados’ e com o ‘título’ de estrangeiro com mais jogos disputados de águia ao peito (538) e o segundo absoluto, só ultrapassado por Nené (578).

O brasileiro, que fez o último jogo oficial em 13 de Maio, na última jornada da I Liga frente ao Moreirense (1-0), conquistou seis campeonatos, três Taças de Portugal, quatro Supertaças Cândido Oliveira e sete Taças de Liga.

Lançado pelo espanhol José António Camacho, o brasileiro, que soma 44 internacionalizações com a camisola da ‘canarinha’, conheceu mais cinco treinadores no Benfica: Ronald Koeman, Fernando Santos, Quique Flores, Jorge Jesus e Rui Vitória.

A cumprir a sua 16.ª época na Luz, Luisão passa do relvado para um gabinete, com um total de 47 golos marcados, o primeiro dos quais no jogo de estreia na I Liga no empate 3-3 com o Belenenses em setembro de 2003.

Um dos golos mais emblemáticos da carreira de Luisão no Benfica foi o apontado em 14 de maio de 2005, na Luz, frente ao Sporting, que garantiu a vitória ‘encarnada’ e foi decisivo para a conquista do título de campeão português, que escapava ao Benfica desde 1993/94.

Anderson Luis da Silva, Luisão, nasceu em Amparo, no Brasil, começou a carreira em 1999, no Juventus de São Paulo, passando depois pelo Cruzeiro.

Durante quatro épocas ao serviço do clube de Minas Gerais conquistou o campeonato mineiro e o Brasileirão, em 2003, a Taça do Brasil (2000), a Taça Sul-Minas (2001 e 2002) e o supercampeonato mineiro (2002).

Pela selecção brasileira, disputou 44 jogos e marcou três golos, um dos quais na final da Copa América de 2004, frente à Argentina, no encontro que lhe deu o primeiro troféu conseguido ao serviço da ‘canarinha’, antes dos triunfos na Taça das Confederações, em 2005 e 2009.