5 Sentidos

Mercado Quinhentista de Machico animado por 47 grupos e 670 elementos

None Ver Galeria

Sob o tema ‘O Desembarque’, a XIV edição do Mercado Quinhentista, que arranca no dia 7 de Junho, promete muita animação, com a inclusão de um novo palco, em forma de caravela, instalado na praça do Fórum Machico.

No total, serão 47 grupos com mais de 670 elementos que farão, nos três dias de festa, quase meio milhar de performances de música, teatro, dança, saltimbancos, falcoaria, recriação histórica e artes circenses.

Segundo a organização, de fora vêm cinco grupos, dois de música (grupos de música medieval Cornalusa e Curinga) e três de teatro (Companhia Vivarte, Companhias de Teatro Três Irmãos e Jenus) que se juntam à festa e às performances regionais.

Na sexta-feira, dia 7, o ponto alto do evento centra-se no Cortejo de Machim e Ana d’Arfet, pelas 21 horas, seguido do Teatro de Fogo ‘Uma Estória de Amor’ às 23h30.

No sábado, a Baía de Machico será palco do desembarque de Tristão Vaz e Gonçalves Zarco, às 16h30, seguido do Cortejo dos Navegadores com 1300 figurantes devidamente trajados à época.

À noite, o Teatro de Fogo ‘Ritual do Sacrifício’ estará em evidência, pelas 23h30, protagonizado pelas duas companhias de teatro continentais.

Para Domingo, 9 de Junho, está previsto o Teatro de Fogo com o tema ‘O Festim’, com destaque para o Espectáculo Piromusical ‘À Luz das Caravelas’ às 23h, uma estreia no Mercado quinhentista da responsabilidade da Macedos Pirotecnia.