Cinema de animação da DSEAM no Festival Internacional ‘Cartoon Club de Rimini’, em Itália

19 Jul 2019 / 14:50 H.

A Direcção Regional de Educação (DRE), através da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), irá estar representada, entre os dias 13 e 21 de Julho, no Festival Internacional Cartoon Club de Rimini em Itália. Refira-se que este certame foi criado em 1985 e tornou-se num dos festivais mais populares de Itália e na última edição registou mais de 100.000 inscrições.

O filme ‘A Banana, o Braguinha e os Vilhões’, vencedor do prémio ‘Melhor Curta de Animação’ do festival ‘Madeira Curtas 2018’ foi seleccionado para competir na secção ‘Prémio Cartoon Júnior’ que, desde 2010, premeia os mais criativos e significativos filmes realizados por crianças e jovens. A história mostra-nos alguns símbolos da tradição madeirense animados (a braguinha, o bolo do caco, o barrete vilão, etc.), que esgrimem argumentos na tentativa de elegerem o grande representante da cultura madeirense.

A funcionar desde 2015, esta actividade extraescolar conta já com a realização de cinco curtas-metragens de animação. A elaboração do argumento, guião, storyboard, desenhos, animações, vozes e edição são atividades desenvolvidas pelos alunos, coordenados pelo professor João Pedro Pereira, que aprendem os passos para fazerem um filme de animação.

A curta-metragem está em exibição no Museu de Eletricidade - Casa da Luz, integrada na exposição ‘Madeira Curtas’, patente ao público até ao dia 20 de julho, juntamente com outros filmes que participaram ao longo dos últimos anos neste concurso.

Outras Notícias