Depois de 'Luísa Marta', próxima publicação do projecto está quase finalizada
A Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, apresentou hoje, no Convento de Santa Clara, a edição 'ne varietur' do romance 'Luísa Marta', da autoria de Horácio Bento de Gouveia.
Na ocasião, o secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, revelou que está já praticamente concluída uma nova obra editorial, no âmbito deste projecto cultural. Segundo o governante, o objectivo passa por estabelecer uma cadência regular de uma publicação por ano.
"Segue-se uma outra obra que está praticamente terminada. Nós queremos a cadência de uma obra por ano. Não foi o que aconteceu entre a primeira e a segunda, mas é o pretendido para a terceira", afirmou.
A próxima edição, intitulada 'Canhenhos da Ilha', deverá ser apresentada publicamente até ao final deste ano, permitindo, assim, recuperar o ritmo de publicação inicialmente previsto.
Já o filho do escritor, Horácio Bento de Gouveia, destacou o "trabalho exaustivo" efectuado por todos os envolvidos para conseguir chegar ao texto concretizado".
A nova edição corresponde integralmente ao manuscrito original do autor, cedido pela família, corrigindo divergências existentes na versão publicada em 1986. Trata-se do último romance escrito por Horácio Bento de Gouveia e integra o projecto editorial iniciado em 2023 com o objectivo de valorizar e recuperar a sua obra literária.
O romance alterna entre ficção e memória autobiográfica, retratando de forma crua e realista as condições de vida no meio rural madeirense durante a primeira metade do século XX.
Esta edição reforça o compromisso do Governo Regional com a preservação da memória literária e a valorização dos autores que melhor retrataram a identidade cultural da Madeira.