Presidente da República evoca memória do Coronel Nuno Santa Clara Gomes
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou, esta sexta‑feira, a vida e o percurso do coronel de Infantaria José Nuno da Câmara Santa Clara Gomes, figura conhecida pela sua participação no 25 de Abril e pela intervenção cívica.
O militar madeirense, natural do Funchal, faleceu ontem em Lisboa, aos 80 anos. ‘Capitão de Abril’ era colunista do DIÁRIO desde 2014.
Faleceu Nuno Santa Clara
‘Capitão de Abril’ era colunista do DIÁRIO desde 2014
Em nota oficial, o Chefe de Estado enalteceu a dedicação exemplar de Santa Clara Gomes à Instituição Militar, nomeadamente ao movimento que conduziu à Revolução de 25 de Abril, e o seu contributo para causas sociais ligadas aos deficientes das Forças Armadas. O coronel exerceu funções de presidente e vice‑presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA).
Para o Presidente da República, “a participação activa no 25 de Abril e o empenho na promoção da dignidade e integração dos militares com deficiência” são elementos que marcaram a vida do coronel Santa Clara Gomes e o seu serviço à pátria.
O Presidente expressou aos familiares e amigos do coronel a sua solidariedade neste momento de pesar.
O velório e as exéquias fúnebres terão lugar no domingo, 1 de Fevereiro, na Capela do Crematório de Palhais, no concelho do Barreiro, acompanhados de honras militares. A cremação acontecerá pelas 14 horas.