Mi patria no es la Lengua Portuguesa

André Ventura (AV) foi a um congresso da extrema direita europeia em Espanha e mais uma vez ao discursar renegou a língua portuguesa e “hablo” espanhol.

Para Fernando Pessoa “Minha pátria é a língua portuguesa”, já para AV “mi patria no es la Lengua Portuguesa sino la Lengua Española”, o que não deixa de ser uma profunda contradição para quem tanto exalta o nacionalismo ainda que reacionário, ao mesmo tempo que despreza aquilo que mais e melhor nos identifica a nossa Língua.

Não contente com isso eis que AV mais uma vez decidiu imitar Trump (DT) o seu mentor político e de imbecilidades, ao afirmar “Se eu fosse primeiro-ministro em Espanha, o que nunca vai acontecer, a minha primeira medida seria meter Sanchez na cadeia”.

É nestes momentos de exaltação antidemocrática pro-fascista e reacionária, em que está como peixe na água no meio dos correligionários pro-fascistas da extrema direita “española” saudosistas da ditadura franquista, das detenções e dos assassínios políticos, que AV e o Chega mostram as suas verdadeiras intenções, se os portugueses o permitirem, de acabar com a democracia, meter na cadeia os opositores políticos e fazer Portugal regredir económica e socialmente aos tempos da ditadura persecutória, retrógada e obscurantista do Estado Novo.

Ainda há dias a deputada do Chega Rita Matias (RM) se lamuriava na televisão da “injustiça” dos epítetos de fascistas/antidemocráticos com que o Chega e os seus deputados são mimoseados.

Ora quando o líder do Chega afirma perentoriamente que se fosse primeiro ministro meteria na cadeia um anterior primeiro ministro só porque é socialista, quando Pedro Pinto o líder parlamentar do Chega afirma publicamente que “a polícia devia atirar a matar”, quando outros deputados do Chega e o seu líder AV atacam a liberdade de imprensa, ameaçando os media e os jornalistas por transmitirem notícias que não lhes agradam, mesmo que as mesmas sejam verdadeiras, seguindo o exemplo do autocrata Putin na Rússia ou do aspirante a autocrata DT nos EUA, estão obviamente a dizer a todos que estão contra a LIBERDADE e a DEMOCRACIA!

Ao ameaçar meter os opositores políticos na cadeia apenas e só porque são de esquerda, bem como através de outras declarações que não respeitam a legalidade democrática, AV e o Chega continuarão a merecer os epítetos de fascistas, reacionários e antidemocráticos, por muito que isso possa incomodar RM.

Leitor identificado