Parece ser impossível

No DN de 29 de julho de 2025, página 9, com o título: “Rendimento subiu 10,3% para quase 2,8 mil milhões”; estando uma foto abrangendo 3 colunas, com a seguinte legenda: “O valor médio por agregado fiscal na Madeira foi 21.237 euros, um aumento de 5,9%. Está em destaque na 3.ª coluna o seguinte: “A Madeira, foi em 2023, a Região do País com o maior rendimento bruto declarado”. É inacreditável, que no ano de 2023, a Madeira fosse a Região do País, com o maior rendimento bruto declarado; pelo facto de haver tanta pobreza no Arquipélago da Madeira. O povo trabalhador está pobre, assim como muitas pessoas reformadas, visto os seus ordenados e as pensões, não darem para o custo de vida, na Região Autónoma da Madeira. Mas, sendo verdadeiro, são as Sociedades Anónimas, que usufruem dessas grandes verbas monetárias, que são apoiadas pela Uniâo Europeia; mas, o povo trabalhador e os reformados, a grande maioria, o seu vencimento mensal, não chega a 1.000€.

No DN de 2 de agosto do corrente ano, página 7, com o título: “Regra de Albuquerque fechava metade dos alojamentos locais”; estando em destaque no princípio: “Dos 7.354 Alojamentos Locais da Madeira, 3.772 são em blocos de apartamentos”. Não se pode aceitar, que em blocos de apartamentos, estejam a serem constituídos os Alojamentos Locais, visto terem sido construídos para residências efetivas da população madeirense, e não para Alojamentos Locais, conhecido por AL, porque põe em risco, o património das pessoas, que vivem, efetivamente, no local habitacional.

No DN de 5 de agosto, do presente ano, na última página, com o título: “Tabaco em contramão: UCAD aliou-se ao rali para travar vícios”; estando na coluna do meio, o seguinte: “Campanha da Direção Regional da Saúde apostou em figuras do desporto automóvel para alertar os jovens para os riscos do consumo do tabaco e dispositivos electrónicos”. O digno e ilustre Dr. Nelson Carvalho, muito tem alertado para os danos, que causam à saúde das pessoas fumadoras. Presentemente, vejo mais mulheres fumadoras que os homens, todavia, é mais nocivo para a saúde das mulheres, que para os homens, devido os seus hormonas feminina.

No semanário “Tribuna da Madeira”, do dia 8 do corrente mês, na página 10, com o titulo: “Madeira perde 24 milhões com 'Negociata' do Teleférico”; estando a seguir ao 1.° parágrafo o seguinte: “Foi neste tom que o secretário-geral do JPP, Élvio Sousa, se dirigiu, esta segunda-feira, à comunicação social, na Sala da Imprensa da Assembleia Legislativa Regional (ALRAM), para retomar a questão do polémico projeto do Teleférico

do Curral das Freiras, tendo anunciado que junho passado o seu partido entregou uma queixa no Tribunal de Contas assinada pelos 11 deputados”; estando nas últimas 8 linhas, o seguinte: “Os 24 milhões de euros que Quinta Vigia entrega de mão beijada, dariam, neste momento, para investir, a todo o vapor, na habitação para a classe média, casais jovens e todos aqueles que precisam de casa”.

Tem razão o partido JPP-Juntos Pelo Povo, em chamar à atenção do Governo da Madeira, para aplicar melhor os 24.000.000 €, em habitação social, visto grande parte do povo madeirense, não ter possibilidade de pagar rendas elevadas, como estão nos nossos dias, do ano de 2025. É esse o motivo, que há centenas de pessoas a dormirem ao relento, pela nossa cidade do Funchal, e os jovens madeirenses a emigrarem para outros países, visto a sua Ilha da Madeira, não lhes darem a possibilidade de viverem com dignidade, como cidadão.

José Fagundes