Trânsito Via Expresso

Diariamente circular na VE3 entre a Ribeira Brava e a Ponta do Sol é um caos que por vezes até chega à Madalena do Mar, falamos de mais de 5 Km de filas de trânsito.

Quando foram construÍdas foi com o objetivo de incentivar o crescimento e a acessibilidade em regiões menos favorecidas, facilitando o transporte e a mobilidade para os residentes e visitantes.

Para isso foi criado a VIAEXPRESSO que é uma concessionária de serviço publico responsável desde Dezembro de 2004 pela gestão, exploração e conservação.

Neste momento atendendo ao crescimento do trafego, o caos está instalado, pondo em causa o serviço pÚblico, onde as viaturas de emergÊncia não conseguem circular com a prontidão que assim se exige, se houver alguma ocorrÊncia dentro de um tÚnel não há capacidade de resposta atempada (Ex: incendio numa viatura), o excesso de dióxido de carbono nos tuneis e os utilizadores a inalar os gases tóxicos, e a própria mobilidade dos residentes está em causa.

O mais caricato é que este caos já está instalado há mais de três anos e nada se faz para solucionar.

Uma sugestão seria nas horas de maior trafego haver agentes da PSP nas rotundas (R. Brava/Ponta do Sol) para ajudar a fluir o trânsito.

Outra sugestão seria manter a marginal da Tabua/Ribeira Brava aberta para ser outra opção de circulação, mas normalmente está encerrada, até para se realizar uma festa da cerveja? Investiu-se mais de 3 milhões de euros para uma estrada estar encerrada a maior parte dos 365 dias do ano por razões de quebra de pedras e até para realizar um arraial!

Deixo ainda uma questão: a marginal da Tabua não é por onde se faz a saÍda de emergÊncia do tÚnel da VE3? Como é possÍvel estar encerrada? Se o municÍpio da Ribeira Brava tivesse optado por investir, por exemplo na habitação esse dinheiro, quantas casas seriam contruídas?

J. R.