DNOTICIAS.PT
Madeira

Proteção Civil alerta para cuidados a ter devido à previsão de mau tempo no sábado

Foto Arquivo/ASPRESS
Foto Arquivo/ASPRESS

O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira recomendou hoje a adoção de medidas preventivas devido à previsão de mau tempo na região no sábado, com aumento da precipitação e do vento.

Em comunicado, o SRPC refere que o alerta para o agravamento das condições meteorológicas foi feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê a ocorrência de precipitação, por vezes forte, durante a tarde, em especial na vertente sul e nas terras altas da ilha da Madeira.

Novo aviso amarelo para a chuva no sábado

Depois de passado o aviso amarelo para o vento, ainda que mantendo o aviso amarelo para a agitação marítima, o IPMA colocou a Madeira, nomeadamente a costa sul e as zonas montanhosas sob aviso amarelo para a precipitação.

O vento deverá ser fraco a moderado (até 30 km/h), soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas e temporariamente nos extremos lestes e oeste da ilha durante o dia.

O Serviço Regional de Proteção Civil avisa para possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos ou transeuntes.

Pode também ocorrer formação de lençóis de água, tornando o piso escorregadio, e inundações em zonas urbanas.

Capitania do Porto do Funchal prolonga aviso até amanhã

Mantendo o mesmo padrão, após receber do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, uma actualização sobre a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, a Capitania do Porto do Funchal prolongou por mais algumas horas, mais precisamente até às 06h00 de amanhã, 5 de Abril, o aviso de agitação marítima para o Arquipélago da Madeira.

O SRPC recomenda a adoção de várias medidas preventivas, nomeadamente garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, bem como assegurar uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

A Proteção Civil apela a um "cuidado especial" na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas, como nas zonas montanhosas e costeiras.