DNOTICIAS.PT
Madeira

‘Nevão’ motivou operação inédita de resgate na Madeira há 14 anos

Recorde a edição de 14 de Março de 2011, neste ‘Canal Memória’

None

O pequeno manto branco que cobre os picos mais altos da Madeira, nesta sexta-feira, está longe daquele registado há precisamente 14 anos, e que obrigou a uma operação de resgate inédita na Região.

Foi a 13 de Março, e por isso noticiado a 14 desse mês, que um nevão deixou 200 pessoas ‘presas’ na zona do Pico do Areeiro e Poiso. De acordo com o que noticiou o DIÁRIO há 14 anos, foram cerca de 200 pessoas que ficaram retidas. Foi necessário recorrer a veículos todo-o-terreno para retirar as pessoas do local. A neve levou a que muitos automóveis não conseguissem circular, derrapando e provocando alguns acidentes.

“Nós subimos por volta das cinco horas e estava tudo normal, mas às seis, de repente, caiu muita neve e já não dava para conduzir”, explicou Marco Sá, um dos madeirenses que ficou quase quatro horas dentro do automóvel à espera de auxílio.

O primeiro pedido de auxílio deu-se por volta das 19 horas, tendo sido necessário limpar a neve e mobilizar várias equipas que conseguissem proceder ao resgate.

E por falar em neve, foi há precisamente 3 anos que o Funchal ficou coberto de branco. Também o acesso ao Curral das Freiras foi encerrado  e algumas pessoas tiveram de permanecer em casa devido ao gelo na estrada.

Estrada para o Curral das Freiras está interdita

A estrada de entrada e saída ao Curral das Freiras esteve interdita durante grande parte da manhã, estará agora a ser encerrada ao trânsito devido à acumulação de gelo.

Vídeo ilustra riscos na ida à neve

Durante a manhã desta segunda-feira registou-se queda de neve nas zonas montanhosas, que se prevê continuar a ocorrer acima de 1400 metros de altitude. A temperatura desceu significativamente, com valores da mínima abaixo de 0°C nos pontos mais altos da Ilha da Madeira, e de 10°C no Funchal, onde a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 15°C.

DIÁRIO mudou-se há 27 anos

A última edição do DIÁRIO ‘feita’ na Rua da Alfândega foi há 27 anos. A 14 de Março de 1998, o DIÁRIO passou a funcionar nas suas actuais instalações, à Rua Dr. Fernão de Ornelas, número 56, no terceiro andar. Desde então, o espaço já sofreu várias alterações, mas a morada mantém-se a mesma.