3.ª edição do Basquetebol na Cidade reúne mais de 3.500 participantes
Vereadora Helena Leal destaca a importância da iniciativa dada a “sua dinâmica desportiva, mas também social e económica para a cidade do Funchal”
O 'Basquetebol na Cidade' regressa à Praça do Povo da cidade do Funchal entre os dias 15 e 30 de Março para a sua 3.ª edição. O evento vai reunir mais de 3.500 participantes, abrangendo um público diversificado, desde alunos do pré-escolar até ao ensino universitário, atletas federados de todos os escalões etários, assim como a população especial e sénior, com actividades adaptadas às suas necessidades e condições.
A apresentação da iniciativa decorreu esta terça-feira, 11 de Março, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, a autarquia funchalense apoia a iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção de Serviços do Desporto Escolar da Madeira, da Direcção Regional de Educação, a Associação de Basquetebol da Madeira (ABM) e a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).
Durante a apresentação do evento, a vereadora que detém, entre outros, o pelouro do Desporto na CMF, destacou a importância da iniciativa, dada a “sua dinâmica desportiva, mas também social e económica para a cidade do Funchal”.
Helena Leal enalteceu o trabalho conjunto das várias entidades parceiras, tendo reconhecido o apoio da Associação Académica e da UCAD (Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, destacando a importância de sensibilizar a comunidade para questões essenciais, abraçando também a iniciativa ‘Março Azul’ da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A autarca realçou ainda a vertente inclusiva do evento e a união entre todas as gerações. “É um evento emblemático da nossa cidade, que é, de facto, transgeracional, tocando todas as idades. É um evento que se pode dizer que é para todos, é de todos e para todos”, afirmou, sublinhando “a perspectiva também mais inclusiva, e não só em termos etários, mas abrindo portas a que todos, independentemente da sua condição, possam ter espaço neste evento”. Reforçou ainda que “é isto que se quer numa cidade desenvolvida, e, no próprio progresso da nossa cidade, também se impõe que seja uma cidade dinâmica, mas, acima de tudo, uma cidade social e humanizada, porque esta é também uma forma de se humanizar a nossa acção.”
A concluir, a vereadora reafirmou o compromisso da Câmara Municipal do Funchal em continuar a apoiar o evento, que considera “um verdadeiro festival desportivo, elevando a modalidade do basquetebol na nossa cidade e na nossa região”.