Hoje assinala-se o Dia Mundial do Cancro Saúde
Fórum sobre prevenção e reabilitação em destaque na agenda desta terça-feira, 4 de Fevereiro
O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de Fevereiro de 2000, no âmbito do ‘World Summit Against Cancer for the New Millenium’, em Paris. Desde então, comemora-se anualmente, por iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), tendo como principal objectivo sensibilizar a população mundial e mobilizá-la na luta contra o cancro.
Portugal tem a taxa mais alta de cancro em crianças da UE
A incidência de cancro em Portugal deve aumentar 20% até 2040, com o país a apresentar as taxas mais elevadas de doença oncológica em crianças na União Europeia, alerta um estudo hoje divulgado.
O tema definido para o triénio (2025-2027) é ‘Unidos Por Cada Um’, que enfatiza a importância dos cuidados personalizados e centrados nas pessoas.
O cancro é mais do que um simples diagnóstico médico – é uma questão profundamente pessoal. Por detrás de cada diagnóstico está uma história humana única – histórias de luto, dor, cura, resiliência, amor e muito mais. É por isso que uma abordagem dos cuidados oncológicos centrada nas pessoas, que integre plenamente as necessidades únicas de cada indivíduo, com compaixão e empatia, conduz aos melhores resultados em termos de saúde Liga Portuguesa Contra o Cancro
Falta de médicos de família dificulta detecção e tratamento atempado do cancro
A falta de médicos de família em Portugal, que abrange cerca de 1,5 milhões de pessoas, constitui uma dificuldade para a deteção precoce e o tratamento atempado de casos de cancro, alertou hoje um estudo europeu.
Para assinalar esta efeméride a Direcção Regional da Saúde, em parceria com o Serviço de Saúde da RAM, promove um fórum dedicado ao tema 'Cancro: da Prevenção à Reabilitação'.
A iniciativa – que reunirá especialistas que actuam na área da Saúde e versa sobre as seguintes temáticas – irá decorrer entre as 10h30 e as 12h30, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.
O evento, de acesso livre, é destinado a todos os profissionais do Sistema Regional de Saúde, a doentes, familiares e a toda a comunidade em geral.
Fórum 'Cancro: da Prevenção à Reabilitação' a 4 de Fevereiro
A Direcção Regional da Saúde, em parceria com o Serviço de Saúde da RAM, promove, no dia 4 de Fevereiro, Dia Mundial do Cancro, um Fórum sob o tema 'Cancro: da Prevenção à Reabilitação', entre as 10h30 e as 12h30, no auditório do Colégio dos Jesuítas, no Funchal.
Saiba que outras iniciativas estão agendadas para esta terça-feira:
09h30/ 17h30 Prossegue a visita da Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República à Madeira:
10h00 Sindicato Democrático dos Professores da Madeira inicia, hoje, uma ronda audiências com os partidos políticos com representação regional, a começar pelo JPP. Segue-se o PSD, às 11 horas.
"As referidas audiências visam apresentar um conjunto de medidas direcionadas à área docente, cuja implementação imediata, se entende, ser essencial para a estabilidade e o bom funcionamento do sistema educativo regional", refere o Sindicato em nota de imprensa.
Sindicato Democrático dos Professores da Madeira solicitou audiências com partidos políticos
O Sindicato Democrático dos Professores da Madeira solicitou audiências com os diversos partidos políticos com representação regional. Em comunicado enviado, o sindicado esclarece que as audiências "visam apresentar um conjunto de medidas direccionadas à área docente, cuja implementação imediata, se entende, ser essencial para a estabilidade e o bom funcionamento do sistema educativo regional."
12h00 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participa na cerimónia que assinala o Dia do Vigilante da Natureza, em evento a decorrer na Gare Marítima da Madeira. Na mesma ocasião serão entregues distinções a oito membros do Corpo de Vigilantes da Natureza, sendo quatro Louvores e quatro Elogios. Destaque-se ainda a entrega de duas embarcações semirrígidas àquele Corpo.
16h00 O Externato Apresentação de Maria (sito à Rua das Mercês, 25, no Funchal) acolhe a apresentação do programa do ‘Congresso Global Educação, Solidariedade e Evangelização: Da Europa para a Madeira, da Madeira para o Mundo’, que irá realizar-se entre os dias 7 e 11 de Julho, no Casinho Park Hotel. A apresentação estará a cargo do coordenador científico do congresso, José Eduardo Franco.
16h45 CDU promove tribuna pública sobre "o direito à habitação", na Rua Dr. Fernão de Ornelas, no Funchal. Inciativa contará com a participação de Paulo
Raimundo, Secretário-Geral do PCP.
16h00 Coligação 'Força Madeira' (PTP/MPT/RIR) promove iniciativa política, junto à estatua de João Gonçalves Zarco, no Funchal.
19h00 Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses assinalado, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), com concerto pela Grande Orquestra de Cordofones, que reúne as escolas: EB1/PE do Covão e Vargem, EB1/PE da Lourencinha, EB1/PE/C de Santa Cruz e EBS de Santa Cruz com o Si Que Bravde.
EFEMÉRIDES
Principais acontecimentos registados no dia 4 de Fevereiro, Dia Mundial do Cancro e Dia Internacional da Fraternidade Humana:
1799 - Nasce João Baptista da Silva Leitão, que virá a adotar os apelidos Almeida Garrett. Escritor, político liberal, fundador do Teatro Nacional e reformador do ensino artístico.
1808 - Napoleão Bonaparte determina a cobrança, em Portugal, do imposto extraordinário no valor de 100 milhões de francos.
1837 - A Escola Politécnica é instalada no antigo Colégio dos Nobres.
1872 - O ministro da Fazenda português, Fontes Pereira de Melo, propõe novos impostos para acabar com o défice orçamental.
1885 - Remodelação governamental. Fontes Pereira de Melo abre o Ministério das Obras Públicas.
1904 - Os trabalhadores portuários e os operários metalúrgicos juntam-se ao movimento grevista da Empresa Industrial Portuguesa.
1905 - Manifestação de apoio ao Partido Republicano, em Lisboa.
1938 - Na Alemanha, Adolf Hitler centraliza o Governo, toma a pasta da Guerra e nomeia Joachim von Ribbentrop ministro dos Negócios Estrangeiros.
1945 - II Guerra Mundial. Início da Conferência de Yalta. São estabelecidos os termos da rendição incondicional da Alemanha nazi e o desenho da Europa após a Guerra.
1947 - Morre, aos 61 anos, Luigi Russolo, artista plástico e compositor futurista italiano, autor de "L'Arte dei Rumori", criador da "Grafia enarmonica per gl'intonarumori", precursora da notação contemporânea.
1948 - Independência do Ceilão, atual Sri Lanka.
1961 - Início da luta armada pela independência de Angola. Depois de várias ações repressivas da polícia portuguesa, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) ataca a Casa de Reclusão Militar, o quartel da PSP e a delegação da Emissora Nacional em Luanda. No norte do território, a União das Populações de Angola (UPA) ataca fazendeiros brancos.
1963 - É pedido o boicote económico e diplomático a Portugal na III Conferência Afro-Asiática. Em Argel, é constituído o Governo de Angola no exílio.
1964 - A Organização Internacional do Trabalho condena o sistema corporativo da ditadura portuguesa.
1973 - O rei Hussein, da Jordânia, cessa as hostilidades contra Israel.
1979 - A equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, constituída por Fernando Mamede, Aniceto Simões e Carlos Lopes, revalida o título europeu de corta-mato.
1983 - É publicado o Decreto nº 2/83 do Presidente da República, António Ramalho Eanes, que dissolve a Assembleia da República e fixa o dia 25 de Abril para a eleição dos deputados à Assembleia da República.
1985 - É inaugurado o Museu Nacional do Teatro.
1992 - Morre, com 54 anos, a pianista, pedagoga e compositora de origem espanhola Constança Capdeville.
- Na Venezuela, o comandante Hugo Chaves, líder do grupo de militares do Movimento Bolivariano 200 que tenta, sem êxito, derrubar o Presidente Carlos Andrés Pérez (1922-2010), pede aos seus seguidores que deponham as armas.
1997 - O Tribunal Cível de Los Angeles considera o ex-futebolista norte-americano O.J. Simpson responsável pela morte da ex-mulher Nicole Brown Simpson, e do amigo Ronald Goldman.
1998 - A Assembleia da República aprova na generalidade o projeto de Lei da JS que despenaliza o aborto até às 10 semanas, a pedido da mulher.
2001 - Morre, com 78 anos, o compositor francês de origem grega Iannis Xenakis.
2003 - Começa a demolição da Aldeia da Luz, no Alentejo.
- O presidente da câmara baixa do parlamento jugoslavo Dragoljub Micunovic, proclama solenemente o novo Estado da Sérvia-Montenegro que sucede à República Federativa da Jugoslávia, formada em 1992.
2004 - É publicado em Diário da República o novo regime de subsídio de doença, que entra em vigor no dia 01 de abril.
- É lançado o Facebook, pelo estudante norte-americano Mark Zuckerberg e pelos seus colegas de quarto.
- Morre, com 73 anos, a poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira Hilda Hilst, autora de "Cascos e Carícias".
2006 - Morre, com 85 anos, Betty Friedan, psicóloga norte-americana, precursora do feminismo moderno, autora do manifesto "The Feminine Mystique" (A mística feminina).
2007 - O Presidente chinês, Hu Jintao, anuncia, em Lusaca, a criação na Zâmbia uma zona de cooperação económica e comercial em África, a primeira das cinco que pretende estabelecer no continente.
2008 - É inaugurada a Linha Cancro, da Liga Portuguesa Contra o Cancro em colaboração com a Sanofi Pasteur MSD, uma linha de apoio aos doentes oncológicos e seus familiares.
- Três bancos de Wall Street juntam-se, pela primeira vez, à luta contra as alterações climáticas, anunciando que se basearão nos "princípios do carbono" - foram estabelecidos pela Citigroup,J.P.Morgan Chase e Morgan Stanley, depois de terem consultado empresas energéticas norte-americanas, grupos ecologistas e organizações não-governamentais - para dificultarem às empresas energéticas financiamentos para centrais elétricas a carvão.
- A NASA divulga a canção dos Beatles "Across the Universe" no cosmos, uma estreia absoluta, para celebrar simultaneamente o cinquentenário da agência espacial norte-americana e o nascimento do grupo britânico.
- Morre, com 77 anos, o percussionista cubano, Tata Güines, "Rei do Tambor" como era conhecido.
2009 - Morre, com 62 anos, Erick Lee Purkhiser, Lux Interior, vocalista dos norte-americanos The Cramps.
2010 - Morre, aos 95 anos, o "pai" do cinema chinês de animação Te Wei. Fundou e dirigiu o Estúdio de Cinema da Animação da cidade de Xangai.
2012 - Telma Monteiro consegue a primeira medalha de ouro da sua carreira no Grand Slam de Paris, França, em -57 kg, ao vencer a campeã mundial, a judoca japonesa Aiko Sato, em apenas nove segundos.
- Morre, com 78 anos, István Csurka, controverso escritor e fundador do partido de extrema-direita húngaro MIEP.
- Morre, aos 110 anos, a britânica Florence Beatrice Patterson, considerada a última veterana sobrevivente da I Guerra Mundial (1914-1918).
2013 - Os órgãos sociais do Sporting demitem-se em bloco e convocam eleições para 23 de março.
- Morre, aos 71 anos, Reg Presley, vocalista da banda rock britânica "The Troggs".
2014 - Dezenas de ferroviários ocupam uma das saídas para a linha do Norte na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, em protesto contra os cortes salariais e de direitos e regalias.
2015 - Um avião da companhia taiwanesa TransAsia Airways cai num rio nos arredores da capital, Taipé, com 58 pessoas a bordo, dez das quais são resgatadas. O avião, que operava um voo doméstico, atinge uma ponte antes de cair num rio próximo.
- Morre, aos 92 anos, Charlie Sifford, primeiro jogador de golfe negro a receber a licença para participar no circuito profissional norte-americano (PGA) e mentor de Tiger Woods.
2016 - Os Estados Unidos e 11 outros países, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietname, assinam, na Nova Zelândia, o Acordo de Associação Transpacífico, para a criação da maior zona livre de comércio do mundo que afeta 40 por cento da economia mundial.
2017 - O Departamento de Estado dos Estados Unidos revoga o cancelamento de vistos para cidadãos de sete países muçulmanos, depois de um juiz federal ter bloqueado o decreto anti-imigração do Presidente Donald Trump. Cerca de 60.000 cidadãos do - Iémen, Irão, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão - tiveram os respetivos vistos "provisoriamente revogados" em cumprimento do decreto presidencial.
- Morre, aos 91 anos, Georgette Ferreira, ex-deputada do PCP e dirigente do comité central do partido.
2019 - Portugal e outros 18 países da União Europeia assinam uma declaração conjunta de reconhecimento e apoio a Juan Guaidó, presidente da Assembleia nacional, como "Presidente interino da Venezuela" com o objetivo de convocar "eleições presidenciais livres, justas e democráticas
2020 - Um residente de Hong Kong, na China, de 39 anos, morre vítima de pneumonia viral causada pelo novo coronavírus, a primeira morte registada na região administrativa especial chinesa e a segunda fora da China continental.
- Morre, aos 95 anos, Daniel Toroitich arap Moi, antigo Presidente do Quénia (1978-2002).
- Morre, com 97 anos, Manuel Machado Sá Marques, médico e antifascista, antigo presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal.
- Morre, aos 22 anos, Abadi Hadis, atleta etíope, medalha de bronze no Mundial de corta-mato de 2017 e um de apenas cinco na história do atletismo que conseguiram correr três distâncias abaixo dos tempos de referência (5.000 metros abaixo de 13 minutos, os 10.000 abaixo de 27 e a meia-maratona abaixo de 59).
2022 - A China e a Rússia denunciam, numa declaração conjunta divulgada no âmbito da reunião dos Presidentes chinês, Xi Jinping, e russo, Vladimir Putin, que se deslocou a Pequim para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, a influência dos Estados Unidos e o papel das alianças militares ocidentais na Europa e na Ásia como desestabilizadores. No documento, os dois países afirmam-se "contrários a qualquer futuro alargamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)" e denunciam a "influência negativa da estratégia (para o) Indo-Pacífico dos Estados Unidos sobre a paz e a estabilidade na região". A China e a Rússia manifestam-se ainda preocupados com a aliança militar dos Estados Unidos com o Reino Unido e a Austrália (conhecida por AUKUS), estabelecida em 2020.
2023 - O primeiro-ministro António Costa, assegura, no final de uma visita à missão militar portuguesa na República Centro Africana, que Portugal vai ceder às Forças Armadas ucranianas tanques Leopard 2 até final de março.
A curta-metragem "O homem do lixo", de Laura Gonçalves, vence o prémio de melhor filme de animação do Festival de Cinema de Clermont-Ferrand, França, numa edição em que o realizador Ary Zara saiu duplamente premiado.
2024 - A coligação PSD/CDS-PP/PPM vence as eleições regionais dos Açores, com 42,08 por cento dos votos mas fica a três deputados da maioria absoluta. O PS obtém 35,91 por cento dos votos, o Chega consegue 9,19 por cento dos votos, o BE 2,54 por cento, o IL, 2,15 por cento e o PAN 1,65 por cento dos votos.
- Morre, aos 91 anos, Rui Patrício, último ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado Novo.
- Morre, aos 82 anos, Hage Geingob, Presidente da Namíbia desde 2015, principal responsável pelo início das conversações com a Alemanha sobre a revisão das atrocidades cometidas pelo Império Alemão durante o período colonial, entre 1884 e 1915, e possíveis compensações.
PENSAMENTO DO DIA
As emoções são intermináveis - quanto mais as exprimimos, mais maneiras temos de as dizer E.M. Forster (1879 - 1970), escritor britânico
Este é o trigésimo quinto dia do ano. Faltam 330 dias para o termo de 2025.