DNOTICIAS.PT
Regionais 2025 Madeira

CDS quer fixar salário mínimo nos 1.000 euros em 2026

None

O CDS defende a negociação de um Acordo de Produtividade e Valorização dos Salários, de médio prazo, por forma a definir subidas do salário mínimo, dos ordenados médios e que fixe um Salário de Referência para os jovens licenciados quando entram no mercado de trabalho e para os que já laboram.

Segundo nota à imprensa, o partido quer um aumento que representa mais 85 euros para quem aufere os salários mais baixos. "A Madeira tem 17 mil pessoas que trabalham e o que recebem de ordenado não dá para pagar as suas despesas mensais", apontam os centristas.

Na mesma nota, o CDS indica que, este ano, "conseguiu negociar, com o Governo Regional, um aumento do salário mínimo para 915 euros", o que representa mais 65 euros, "o maior aumento de sempre, cerca de 7%".

"É verdade que muitos afirmam que o salário mínimo está quase encostado aos ordenados médios, mas para o CDS o que está errado não é o aumento do salário mínimo, o que está incorreto é não subirem mais os vencimentos médios", explica o partido cuja candidatura às regionais de 23 de Março é liderada por José Manuel Rodrigues.