DNOTICIAS.PT
Madeira

“Temos de continuar a alargar os poderes e a capacidade do povo madeirense em decidir o seu futuro"

Jantar de Natal do PSD no Madeira Tecnopolo reuniu cerca de um milhar de militantes

None

O PSD Madeira realizou este sábado, 13 de Dezembro, o seu Jantar de Natal no Madeira Tecnopolo, iniciativa que reuniu cerca de um milhar de militantes. Na ocasião, o presidente do partido, Miguel Albuquerque, fez um balanço do último ano político, recordando os desafios eleitorais assumidos anteriormente.

“No ano passado, dissemos, aqui neste palco, que tínhamos três grandes desafios pela frente em 2025, — as eleições Regionais, Nacionais e Autárquicas — e (…) hoje, um ano volvido, podemos olhar na cara uns dos outros e dizer que conseguimos”, afirmou, referindo-se às vitórias alcançadas nesses actos eleitorais.

Na sua intervenção, Miguel Albuquerque sublinhou que o jantar serviu também para assinalar a continuidade do projecto político do PSD Madeira e a confiança do eleitorado regional. “Ao fim de 50 anos, o nosso PPD/PSD/Madeira está vivo, continua a liderar a nossa Região (…) e continua a ter toda a confiança dos nossos concidadãos”, disse. O líder social-democrata destacou ainda o desempenho económico da Região Autónoma da Madeira, referindo que se trata da região que mais cresceu em Portugal nas últimas décadas, e manifestou a intenção de prosseguir esse percurso, contando com “a força e a capacidade dos trabalhadores, das famílias e das empresas” da Região.

Miguel Albuquerque abordou igualmente o Orçamento da Região para 2026, que será apresentado na próxima semana, afirmando que este continuará a apostar na redução fiscal e na devolução de rendimentos às famílias, com a previsão de mais de 222 milhões de euros a devolver em 2026. Referiu ainda que a habitação será uma prioridade nesse ano, bem como o reforço das políticas sociais, lembrando: "Sozinhos não conseguimos nada e vamos continuar a trabalhar, em conjunto, em prol do nosso bem comum, porque só unidos e só integrados num mesmo projecto político, o nosso, da autonomia e da social-democracia, é que vamos continuar a atingir os nossos objetivos."

Sobre a relação com o Governo da República, declarou que “o Primeiro-ministro cumpriu integralmente os seus compromissos orçamentais com a Madeira”, apontando transferências financeiras para áreas como a coesão, com os 79 milhões de euros, a que a Madeira "nem tinha direito por causa desta idiota lei das finanças locais", vincando também os 78 milhões para a saúde.

Miguel Albuquerque aproveitou a ocasião para defender o alargamento dos poderes da Região Autónoma com a revisão da Lei das Finanças Regionais: "Temos de continuar a alargar os poderes e a capacidade do povo Madeirense em decidir aquilo que é melhor para o seu futuro e isto implica o alargamento dos poderes constitucionais da nossa Região Autónoma."

No jantar interveio também o secretário-geral do PSD Madeira, José Prada, que destacou o ciclo de vitórias eleitorais do partido nos últimos anos e agradeceu o contributo dos militantes. “Juntos, cumprimos os objectivos que tínhamos para 2025 (…) desde 2019, já ganhamos 12 vezes e que isso se deve a todos vocês”, afirmou, salientando o papel da estrutura partidária e dos militantes nos resultados alcançados.