Trabalhadores do Atalaia Living Care conquistam mudança nas escalas de serviço
Sindicato anuncia fim das escalas de quatro meses e alteração para turnos semanais a partir de Janeiro de 2026
Os trabalhadores do Atalaia Living Care conseguiram uma importante vitória laboral após mobilização que culminou numa concentração na unidade de Câmara de Lobos. A administração da IPSS comprometeu-se a revogar as escalas de serviço com duração de quatro ou mais meses, substituindo-as por uma alternância semanal de turnos. A medida, que entrará em vigor a 1 de Janeiro de 2026, abrangerá as três unidades do Atalaia Living Care e representa uma melhoria significativa nas condições de trabalho dos profissionais da instituição.
O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, esta quinta-feira, através de comunicado, que informa que a estrutura sindical esteve reunida com a administração da IPSS. Segundo o sindicato, "esta vitória é fruto directo da determinação e luta dos trabalhadores, que, em estreita articulação com o sindicato, mostraram que nenhum direito é conquistado sem mobilização".
Apesar de o processo negocial ter sido iniciado pelo sindicato em Novembro de 2024, a estrutura sindical reconhece que foi "a concentração dos trabalhadores da unidade de Câmara de Lobos que forçou a administração a ceder, demonstrando uma vez mais que a unidade dos trabalhadores é a chave para melhorar as condições laborais".
O sindicato aproveita o momento para apelar à mobilização de todos os trabalhadores das IPSS da Região Autónoma da Madeira para a Greve Geral marcada para 11 de Dezembro. A organização defende que "o sector social continua a ser dos que mais sofre com o atropelo de direitos laborais" e que "esta greve é fundamental para travar novos retrocessos e afirmar a dignidade do trabalho".