Governo regional apoia 678 bordadeiras de casa
Teve hoje início a entrega dos auxílios financeiros às Bordadeiras de Casa que, no ano de 2024, estiveram no ativo e procederam à entrega dos seus trabalhos aos Produtores Autorizados de Bordado da Madeira.
"Ao todo, serão atribuídos 237 mil euros, beneficiando 678 profissionais, com o objetivo de atenuar os sobrecustos inerentes a esta arte e ofício", indica nota à imprensa.
E prossegue: "Cada uma das 678 Bordadeiras de Casa irá receber um apoio extraordinário de 350 euros, ou seja, mais 50 euros do que em 2024 o que traduz a importância que o Governo Regional tem para com este sector".
A sessão de hoje teve lugar no Centro Cultural John dos Passos dirigida às 223 Bordadeiras dos concelhos da Ponta do Sol, Calheta e Ribeira Brava.
Segundo fez saber o secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, este apoio resulta de um compromisso do Governo Regional com o objetivo de apoiar as beneficiárias na aquisição dos meios de produção e na aquisição de bens que permitam o exercício da atividade em condições adequadas e de conforto.
“Está é uma medida que resulta de um compromisso do Governo Regional com estas profissionais. Reconhecemos a importância das Bordadeiras de Casa na preservação desta arte que simboliza também a nossa identidade”, disse o secretário regional adiantando que o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira realiza durante todo o ano várias iniciativas com vista a dinamizar este património.
Ainda neste mês de Novembro decorrem as entregas referentes aos concelhos de Santa Cruz, Machico, Santana e Câmara de Lobos e, em dezembro a última entrega dirigida às Bordadeiras de Casa do Concelho do Funchal, perfazendo assim o apoio do Governo Regional da Madeira às 678 Bordadeiras de Casa no ativo.