DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Fact Check Madeira

A quebra no desemprego tem sido igual em todos os concelhos?

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

"Dados publicados, nesta manhã de quinta-feira, 20 de Junho, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) relativos ao desemprego no mês de Maio, mantêm a Região Autónoma da Madeira como a região com a maior redução do desemprego registado (-19,6%), seguida dos Açores (-15,6%). Trata-se de uma diminuição acentuada de 1.666 desempregados na RAM, comparativamente a Maio de 2023" e a constatação que "é o valor mais baixo desde Outubro de 2004, no final de Maio de 2024, estavam inscritos no IEM 6.832 desempregados o que corresponde a um decréscimo de 3,7% de inscritos face ao mês anterior (-260 inscritos)", escrevia-se, esta semana, numa nota da Secretaria Regional da Inclusão e Juventude.

Mas será que a redução do desemprego registado, que mede mensalmente o número de pedidos de emprego, de propostas de trabalho, de desistências e novas inscrições, mas também de colocações e auto-colocações, foi simétrico em toda a Região? Que concelhos têm menos desemprego do que há um ano, uma década, 20 anos? Vamos a contas.

Madeira é a região do país com maior redução do desemprego registado em Maio

A Madeira foi a  região com a maior redução do desemprego registado durante o mês de Maio. Esses dados, que revelam uma redução de 19,6%, foram hoje revelados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Numa nota à imprensa, a Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude dá conta de que se trata de uma diminuição acentuada de 1.666 desempregados na Região, quando comparado com a de Maio do ano passado.

Atingiu o limite semanal de 1 artigo oferta

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos d+ e edições DIÁRIO e-paper

Assinar Cancele quando quiser.
‹ dnoticias.pt

Podcasts

×