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eleições legislativas Madeira

Candidatura da IL 'Madeira a Crescer' defende autonomia das escolas na contratação de professores

Partido reuniu-se com a Associação Nacional de Professores - Secção Regional da Madeira para apresentar as suas propostas na área da Educação

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A candidatura da Iniciativa Liberal, 'Madeira A Crescer', informa que se reuniu com a direcção da Associação Nacional de Professores (ANP) – Secção Regional da Madeira, na sede da ANP, contando com a participação do cabeça-de-lista da IL pela Madeira, Gonçalo Maia Camelo, e de outros membros da lista.

Durante o encontro, o partido apresentou as ideias e as propostas do seu programa eleitoral para a área da Educação e que visam promover maior autonomia pedagógica, administrativa e financeira das escolas, incluindo maior gestão de recursos humanos.

Nesse sentido, a IL propõe a autonomia das escolas na contratação de professores, tendo em conta que o processo atual é demasiado centralizado e focado em critérios limitados e muito demorados.

Para Gonçalo Maia Camelo, trata-se “capacitar as escolas com a autonomia necessária para terem os melhores profissionais de educação para o seu projecto educativo.”

Considera ainda que esta medida permitirá “atrair mais jovens para a profissão e aumentar a sua realização profissional, em benefício das aprendizagens dos alunos.” 

Durante o encontro, defendeu, também, que as pessoas possam escolher a escola que preferem, pública ou privada, independentemente da condição financeira das famílias.

Para a IL, escola de qualidade não deve estar reservada apenas aos que têm maiores rendimentos. 

Com esta medida, a IL quer permitir o acesso de mais alunos à escola da sua escolha em condições de igualdade de acesso, através de um sistema que evolua progressivamente para um modelo de financiamento por aluno, já aplicado noutros países com a Bélgica ou os Países Baixos, garantindo equidade no acesso, mais igualdade de oportunidades e mais financiamento para os melhores projetos pedagógicos que atraiam mais alunos, sejam eles públicos ou privados.