DNOTICIAS.PT
Madeira

Albuquerque prossegue visitas oficiais sem convocar a comunicação social

O governante foi à Calheta esta terça-feira

None
Foto Governo Regional

Abastecimento de água de rega reforçado no Lombo do Salão

O presidente demissionário do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, tem dado continuidade às visitas oficiais de reconhecimento dos investimentos públicos em curso. Ao contrário do que era habitual, a comunicação social não tem sido convocada para acompanhar as deslocações. 

O governante madeirense visitou esta terça-feira, 20 de Fevereiro, a obra de melhoria do abastecimento de água de rega no Lombo do Salão, no concelho da Calheta, conforme consta na página oficial do executivo. 

Trata-se de um investimento de 1,8 milhões de euros, co-financiado pelo PRODERAM, para um reservatório de água de rega com capacidade de 3000 m3, que beneficiará mais de 716 regantes e 673 explorações agrícolas.

O novo reservatório insere-se na empreitada em curso de ampliação e melhoria das condições de armazenamento e fornecimento de água aos regantes abastecidos pelo Sistema de Rega Calheta-Ponta do Pargo, promovida através da ARM. O executivo madeirense revela que pretende investir 70 milhões de euros na captação de águas desaproveitadas para rega.

O Governo Regional, através da ARM, tem em curso e, ou prevê lançar brevemente um conjunto de investimentos, que rondam os 70 milhões de euros, cofinanciados ao abrigo do PRR, tendo em vista a captação de águas desaproveitadas sem qualquer impacto nos ecossistemas, a constituição e ampliação das reservas estratégicas e a interligação das diversas origens de água, que são essenciais para a salvaguarda de abastecimento ininterrupto, no contexto de Adaptação às Alterações Climáticas, garantindo que as necessidades de todos os utilizadores, da população em geral e das atividades agrícolas e económicas sejam satisfeitas. Governo Regional da Madeira