DNOTICIAS.PT
Madeira

IL quer reavaliação do investimento para Machico incluído no PIDDAR

None

A Iniciativa Liberal considera que há uma necessidade urgente de reavaliar e redistribuir as verbas inscritas no PIDDAR 2025 para investimentos no concelho de Machico. Para o Grupo de Coordenação Local do partido, é preocupante que o investimento previsto nesse documento para Machico seja de apenas 11.783.526 euros, cerca de  1,1% do investimento total do PIDDAR.

"Este valor é alarmantemente baixo, considerando que a população de Machico corresponde a aproximadamente 7,82% da população total da Região Autónoma da Madeira", afirma António Nóbrega, indicando que "esta disparidade demonstra que o investimento per capita em Machico está significativamente aquém do desejado, resultando numa clara subvalorização do concelho".

A IL defende que, se o  investimento fosse proporcional à população, Machico deveria receber cerca de 86.673.355 euros, "o que evidencia uma diferença marcante e inaceitável". 

É importante destacar que o peso das receitas no Orçamento da Região torna essa alocação de apenas 1,1% ainda mais reduzida. Machico contribui de forma significativa para as receitas da Região Autónoma da Madeira, especialmente através da Zona Franca Industrial da Madeira e do Porto do Caniçal, ambos localizados no seu território. O investimento no concelho deveria reflectir esta significativa contribuição económica.”, refere António Nóbrega, do Grupo de Coordenação Local da Iniciativa Liberal Madeira.

O partido indica também que alguns investimentos já estavam referidos no PIDDAR 2024, "o qual foi aprovado tardiamente devido à queda do executivo regional no início deste ano. Esses investimentos não foram executados e transitaram para o PIDDAR 2025. Com a reprovação do orçamento de 2025 e respectivo PIDDAR 2025, espera-se que na reprogramação dos investimentos seja garantida uma distribuição mais justa e equitativa".

Para a IL Madeira esta situação é particularmente grave, pois "reflecte uma discriminação e injustiça com Machico, um concelho que, como qualquer outro, merece ser tratado de forma justa e proporcional. A alocação de apenas 1,1% do total do investimento do PIDDAR subestima a importância e as necessidades de Machico, deixando a sua população em desvantagem".

“Esta análise sublinha a necessidade urgente de reavaliar e redistribuir os investimentos para garantir uma alocação mais justa e equitativa que reflita verdadeiramente o peso populacional e económico de Machico na Ilha da Madeira. Muitas obras prometidas pelo Governo Regional da Madeira, infelizmente, ficarão no papel.”, conclui António Nóbrega.