DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
País

Plano dos Açores prioriza fundos europeus e recuperação do hospital de Ponta Delgada

None
Foto Eduardo Costa/LUSA

O Plano dos Açores para 2025 prevê um investimento público de 819 milhões de euros e pretende priorizar a execução dos fundos europeus e a recuperação do hospital de Ponta Delgada, anunciou hoje o Governo Regional.

"As grandes prioridades do Plano de Investimento para 2025 são a execução do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência], a execução do Açores 2030 e a recuperação do HDES [Hospital Divino Espírito Santo], fruto do infortúnio que aconteceu em maio passado. Isso, naturalmente, implica mais investimento", disse o secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas.

PUB

Duarte Freitas falava em conferência de imprensa, na Horta, após a entrega das propostas de Plano e Orçamento da região para 2025 ao presidente da Assembleia Legislativa Regional.

O Orçamento dos Açores para 2025, que define as linhas estratégicas do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM para o próximo ano, atinge os 1.913 milhões de euros, dos quais cerca de 819 milhões são destinados aos investimentos previstos no Plano.

"O Plano, globalmente, tem 818,8 milhões de euros. O investimento cresce 7,6%, mais 58,17 milhões de euros relativamente a 2024", destacou o secretário regional.

Duarte Freitas realçou o "reforço acentuado das verbas" previstas para a saúde (50 milhões de euros) e educação (20 milhões de euros) e elogiou o "momento muito robusto da economia dos Açores", que "está a crescer há 40 meses consecutivos".

O secretário regional salientou ainda a manutenção das "opções políticas" do Governo dos Açores relacionadas com a continuidade da Tarifa Açores, do diferencial fiscal e do fim dos rateios na agricultura.

"Decisões como a manutenção da tarifa Açores, a manutenção do diferencial fiscal ou o fim dos rateios são decisões de anualidade. São opções políticas de anualidade. Outro governo poderia optar por não continuar [com aquelas medidas]", disse.

O Governo Regional estima um crescimento de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Açores em 2025, acima das previsões para o país (2,3%) e da União Europeia (1,6%).

"Estamos a crescer consistentemente e a aproximar-nos consistentemente das médias do PIB 'per capita' de Portugal e da União Europeia. Em 2024 e 2025, a nossa expectativa é de que continuamos a crescer mais do que Portugal e a União Europeia", sublinhou.

O governante voltou a lembrar que a região tem uma "necessidade de financiamento prevista de 150 milhões de euros", ao contrário do que aconteceu em 2023 e 2024, quando o executivo açoriano adotou uma política de endividamento zero.

O endividamento líquido de 150 milhões, garantiu, só "será utilizado em função de duas restrições".

"Primeiro, só serão utilizados para financiar projetos comunitários. Temos em 2025 e 26 um esforço grande a fazer relativamente ao PRR e ao Açores 2030. A outra restrição é que só serão utilizados na medida em que na lei do Orçamento do Estado não exista um acrescimento das verbas para os Açores", explicou.

PUB
Advertisement

Na proposta de Orçamento está prevista a implementação de um regime "excecional e temporário" para a "prorrogação de prazos e empreitadas de obra públicas para priorizar as obras do PRR".

As propostas de Plano e Orçamento dos Açores vão ser discutidas e votadas entre 25 a 29 de novembro na Assembleia Regional.

Podcasts

×