Madeira

Grupo de Botânica da Madeira participa em simpósio na Austrália

None

O Grupo de Botânica da Madeira (GBM/FCV/Universidade da Madeira) participa entre os dias 3 e 8 de Setembro no 65º Simpósio Anual da International Association for Vegetation Science, que terá lugar este ano na cidade de Coffs Harbour, Nova Gales do Sul, Austrália.

No simpósio serão apresentadas, pelo GBM, três comunicações que revelam um conjunto de resultados relativos ao projecto MACFLOR2 (MAC2/4.6d/386) e às colaborações que mantém com investigadores de diversas instituições.

A comunicação 'Phytosociological sampling and classification of remote inaccessible areas in the Atlantic archipelagos using unmanned aerial vehicles' apresenta, pela primeira vez, resultados que integram diversas novas ferramentas com destaque para a utilização de drones.

Inclui ainda a descrição de novas comunidades de plantas que vêm clarificar o modelo de vegetação actualmente aceite para a ilha da Madeira, bem como o resultado do trabalho de levantamento das comunidades da ilha Selvagem Grande, realizado também com recurso a drones. São coautores desta apresentação os investigadores Jorge Capelo, Ben Nyberg, Célia Bairos, Carlos GoisMarques, Sandra Mesquita, Manuela Gouveia e Miguel Sequei

Na comunicação 'Distribution and genetic diversity of Madeira Island (Portugal) endemic Geranium maderense (Geraniaceae)', apresentam-se pela primeira vez os resultados obtidos no que respeita à distribuição de Geranium maderense, um dos endemismos mais emblemáticos da ilha da Madeira, e uma das espécies mais ameaçadas de extinção, assinalando-se duas novas populações detectadas com o recurso a drones, bem como à sua diversidade genética. São coautores desta apresentação os investigadores Miguel Sequeira, Ben Nyberg, Célia Bairos, Carlos Aedo e Manuela Gouveia.

Na última comunicação, 'Genetic diversity of the Madeira Island (Portugal) endemic Pittosporum coriaceum (Pittosporaceae)' são apresentados os resultados finais relativos ao levantamento geográfico e ao estudo da diversidade genética daquela que é a espécie de árvore (endémica exclusiva da ilha da Madeira) mais rara e ameaçada da Europa. São coautores desta apresentação os investigadores Miguel Sequeira, Célia Bairos, Carlos Góis-Marques, Sandra Mesquita, Jorge Capelo e Manuela Gouveia.

O GBM (FCV, Universidade da Madeira) irá organizar, a convite da Professora Susan Wiser (Nova Zelândia), presidente da IAVS, no Funchal entre 7 e 13 de Setembro 2024 o 66º Simpósio da IAVS, a mais importante associação científica no que respeita ao estudo da vegetação