Madeira

Parque Urbano do Porto Santo a pensar no “crescimento urbano sustentável”

None

“É um parque para usufruto da população, com um conjunto de infra-estruturas de lazer, com um novo acesso à praia e com um novo estacionamento”, disse Miguel Albuquerque a propósito do novo espaço que vem revitalizar o local onde, durante cerca de 40 anos, funcionou o parque de campismo do Porto Santo.

O novo Parque Urbano da Vila Baleira corresponde a um investimento na ordem dos “650 mil euros” e oferece uma “casa da lancha” (que será concessionada como bar/cafetaria), instalações sanitárias, zonas de merendas/lazer, um parque infantil em areia, um campo de vólei de praia, sendo servido por um passadiço sobrelevado de acesso à praia, que salvaguarda a duna do pisoteio, bem como por uma zona de estacionamento para 60 lugares (a que acrescem lugares para autocarros e bicicletas).

A este valor deverão acrescer ainda os custos da plantação de vinhas (numa área de 2.492 m2 a tardoz da duna) e da instalação de um sistema de rega automático em todo o espaço, conforme avançou o presidente do Governo Regional durante a visita deste domingo.

No local – destacou também o líder do executivo madeirense – foram plantadas “mais de 1.700 novas plantas” (leia-se: aproximadamente, 1.450 exemplares de vegetação lenhosa, dos quais 110 árvores e palmeiras; mais de 190 cactos, plantas suculentas e bromélias e diversas manchas de herbáceas).

Ainda que de vegetação maioritariamente rasteira, as plantações incluíram vegetação indígena do Porto Santo (dragoeiros, massarocos, centáureas-da-Madeira, funcho-marinho, figueiras-do-inferno, trevina e zambujeiros, todas reproduzidas nos viveiros do Porto Santo).

“O parque está magnífico e respeita o ecossistema do Porto Santo. É um parque que está muito bem concebido em termos de sustentabilidade, designadamente com o aproveitamento das águas da chuva [propiciado pela construção de um reservatório de 225 metros cúbicos e recuperação da nora existente]”, realçou Miguel Albuquerque, sublinhando que se trata de “um investimento para o presente, mas sobretudo pensando no futuro, na urbanização e no crescimento da cidade”.

O Parque Urbano da Vila Baleira estará em funcionamento: de Outubro a Maio, desde as 8 horas da manhã até à meia-noite; de Junho a Setembro, das 07h30 às 02 horas da madrugada.