DNOTICIAS.PT
Madeira

Vacinação sazonal contra a gripe e covid-19 já está em curso

None

A campanha de vacinação sazonal contra a covid-19 e a gripe iniciou-se esta segunda-feira, 25 de Setembro, priorizando a vacinação dos profissionais da Saúde e Protecção Civil, doentes internados em Unidades de Saúde e grávidas. Nestes dois primeiros dias fora administradas 254 vacinas, 85% das quais foram vacinas anti-gripe.

Apesar de a OMS [Organização Mundial de Saúde], no dia 5 de Maio de 2023, ter declarado o fim da pandemia covid-19, a evidência reforça a indicação para a vacinação sazonal contra a covid-19, à semelhança da Gripe, com vacinas adaptadas às estirpes do vírus em circulação. Direção Regional da Saúde

A partir da próxima segunda-feira, 2 de Outubro, a vacinação sazonal estará disponível, nos vários Centros de Saúde, para todos os grupos prioritários incluindo pessoas com 55 e mais anos e com doenças crónicas. "A vacinação gratuita ocorre nos Centros de Saúde, com e sem agendamento, pelo que a população-alvo deve informar-se sobre horários preferenciais no Centro de Saúde da sua área de residência", lê-se no comunicado.

A vacinação sazonal contra a gripe e contra a covid-19 é fortemente recomendada e gratuita para vários grupos designadamente:

- Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos;

- Pessoas com doenças crónicas, imunodeprimidos ou com patologias específicas que determinam maior suscetibilidade a doença grave e às suas complicações;

- Grávidas;

- Profissionais da área da saúde e outros prestadores de cuidados (sector social, educação de infância e pré-escolar);

- Pessoas em contextos específicos (por exemplo, residentes em instituições, internados em Unidades de Saúde, doentes apoiados por serviços domiciliários e profissionais de serviços críticos).

As duas vacinas podem ser administradas em simultâneo, e de preferência até ao fim do ano civil, pelo que se a Direcção Regional da Saúde apela à população para aderir à vacinação e programar a sua visita ao Centro de Saúde.

A vacinação sazonal de Outono-Inverno 2023/2024 pretende "reduzir o risco para doença grave, hospitalização e morte por Gripe ou covid-19 na nossa comunidade, constituindo uma estratégia de protecção das pessoas vulneráveis e de mitigação do impacto da incidência destas infeções no Sistema Regional de Saúde e na sociedade", refere a nota enviada.

Uma campanha de sensibilização dos vários grupos-alvo, com a mensagem 'Os vírus andam aí, PROTEJA-SE!' está também a ser promovida pela Direcção Regional da Saúde, sendo veiculada nos meios digitais e ambientes físicos em unidades de saúde e diversas entidades parceiras.