Madeira

Energia renovável poderá chegar aos 70% no Porto Santo

Secretário de Estado do Planeamento visitou a Central Hidroelétrica da Serra de Água, que está a ser remodelada

Central Hidroelétrica da Serra de Água está a ser alvo de um investimento de 15 milhões de euros, comparticipado pelo PRR
Central Hidroelétrica da Serra de Água está a ser alvo de um investimento de 15 milhões de euros, comparticipado pelo PRR, Foto MP

O Governo Regional da Madeira pretende atingir uma quota de energias renováveis de 50% até 2025. O investimento de 15 milhões de euros na Central Hidroelétrica da Serra de Água é considerado, entre outros, crucial para atingir esse objectivo, destacou esta quinta-feira, 20 de Julho, o secretário regional de Equipamentos e Infra-estruturas, Pedro Fino. 

O secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, visitou hoje a empreitada de remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água, na companhia de Pedro Fino e Rogério Gouveia. 

Na ocasião, o governante deu nota de que "há fortes possibilidades da aprovação", por parte da Comissão Europeia, da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência que prevê a alocação de verbas para a concretização de "um projecto importante para o Porto Santo para reforçar em 7 megawatts a energia produzida através da fonte eólica", revelou Pedro Fino.

"Isso permitirá, caso seja aceite pela União Europeia, que 60 a 70% da energia consumida no Porto Santo seja produzida através de fontes renováveis, algo fundamental para sustentabilidade da Região", frisou o secretário regional. 

A "obra importante de 15 milhões de euros" da Central Hidroelétrica da Serra de Água "está a decorrer a bom ritmo", vincou Pedro Fino, apontando a conclusão do projecto para Abril de 2024. 

Estes trabalhos vão permitir duplicar a potência instalada de produção de energia através de fonte hídrica. Esta central tem 70 anos e produziu cerca de mil gigawatt/hora.  Pedro Fino