Madeira

Mostra do chícharo absorve metade da produção regional desta leguminosa

Certame promovido pela Casa do Povo da Quinta Grande arranca hoje com várias iniciativas em cartaz. Mas há muito mais para ter em conta na agenda desta quinta-feira, 20 de Julho

None

A Mostra Regional do Chícharo acontece entre hoje e o próximo sábado, tendo como artistas convidados Mónica Sintra e Rebeca, que actuarão, respectivamente, amanhã e depois, após as 22 horas.

Arranca hoje a Mostra Regional do Chícharo, na Quinta Grande. No decorrer dos três dias do certame serão consumidos cerca de 300 quilos desta leguminosa que noutros tempos conheceu uma produção considerável na Região, mas que hoje se resume a cerca de 30 produtores desta freguesia.

Os números foram apontados, ao DIÁRIO, pelo presidente da Casa do Povo da Quinta Grande, entidade que promove esta iniciativa, que, agora, passa a ter apenas o chícharo como grande atractivo, deixando ‘cair’ o trigo, que fez parte da mostra desde 2019 até ao ano passado.

Darwin Freitas, lembrando que em 2019 tinha apenas dois quilos de chícharo para realizar a festa, explica que esta alteração da designação do evento deve-se ao facto de actualmente a freguesia registar uma produção estável, na ordem dos 500 a 600 quilos por ano, o que permite, por exemplo, confeccionar vários pratos à base desta leguminosa.

Aquele responsável afiança que a Casa do Povo garante, todos os anos, a aquisição da produção aos agricultores locais que assim o pretendam, embora aponte que este é um produto com fácil escoamento no mercado, tendo em conta o que diz ser, por enquanto, uma produção relativamente pequena.

Em média, cada quilo que chícharo custa à volta de 10 euros, montante pago pela Casa do Povo aos agricultores. O presidente explica que este não é um valor alto, tendo em conta a produção limitada, bem como todas as exigências inerentes ao cultivo da planta, muito semelhante à ervilheira, ocupando uma mancha de terreno considerável, face à quantidade de produto obtido no final.

Ao DIÁRIO, Darwin Freitas aponta que o valor pago por quilo é também um incentivo para que mais agricultores se dediquem ao cultivo desta leguminosa e, desta forma, não se perca uma cultura que, lembra, “noutros tempos já matou a fome a muita gente”.

Nos próximos dias não vão faltar sopa de chícharo, chícharo em escabeche, chícharo com bacalhau (semelhante ao grão-de-bico), bolos, tartes, pastéis e muitas outras iguarias confeccionadas à base desta leguminosa. Estas especialidades estarão à venda na barraca da Casa do Povo local.

Estão previstas algumas sessões de ‘showcooking’, com o obejctivo de dar a conhecer as diferentes potencialidades do chícharo, ao mesmo tempo que serão levadas a cabo algumas acções de informação e esclarecimento sobre esta leguminosa por uma nutricionista.

O chícharo é uma leguminosa como o feijão ou o grão, que apresenta uma textura semelhante à do tremoço, apesar de ter um sabor muito próprio. Pode ser cozido como o grão-de-bico, após demolhado de um dia para o outro.

Evento de 50 mil euros com vários artistas regionais e nacionais

Mas esta Mostra não se faz só de chícharo. Com um orçamento a rondar os 50 mil euros, conforme deu conta o presidente da Casa do Povo da Quinta Grande, este evento conta com um cartaz recheado de artistas regionais e nacionais. O orçamento é suportado, maioritariamente, por verbas do PRODERAM.

Para hoje, dia de arranque da festa, está agendado o encontro de folclore, que a partir das 18h30 vai levar ao palco, no centro da freguesia (junto à Igreja), o Grupo Folclórico e Cultural da Quinta Grande, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, o Grupo de Folclore da Casa do Povo da Ribeira Brava e o Grupo de Folclore de Santa Rita. Depois do ‘bailinho’, seguir-se-á, às 21h30, a actuação da banda 3D e, às 22h45, de João Quintino.

Para amanhã está reservada a actuação de Mónica Sintra, a partir das 22h30, além de vários artistas regionais, como Ana Abreu ou os Amigos da Música. No Sábado, a partir das 22h15, a artista nacional Rebeca será a grande actracção, embora o palco vá, também, ser pisado por João Vinagre e pela banda ‘Desdobramento’.

Mas há mais para ter em conta na agenda desta quinta-feira, dia 20 de Julho. 

Sociedade e política

Às 9h30 recomeçam as iniciativas associadas à visita do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, que está na Madeira para se inteirar do andamento dos projectos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A jornada de trabalho começa com um encontro com secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, seguindo-se uma visita, às 11 horas, às obras em curso na Central Hidroeléctrica da Serra de Água, uma obra do PRR da responsabilidade da Empresa de Eletricidade da Madeira. Acompanham o secretário de Estado os governantes regionais com a pasta das Finanças e das Infraestruturas.

Secretário de Estado do Planeamento estará na Madeira para visita de dois dias

O Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, chega amanhã à Madeira para um visita de dois dias, para conhecer projetos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelo mecanismo financeiro plurianual EEA Grants.

À tarde, pelas 17 horas, Eduardo Pinheiro visita um empreendimento habitacional em Câmara de Lobos que está a ser contruído com verbas do PRR.

Por ser quinta-feira, é dia de reuniões dos executivos camarários. No Funchal, o encontro está agendado para as 9h30.

Às 10 horas, o Partido Socialista promove uma conferência no Pico do Areeiro, junto ao parque de estacionamento, onde, entre outros assuntos, deverão ser abordados os congestionamentos frequentes naquele ponto de atracção turística. Sérgio Gonçalves será o porta-voz da iniciativa.

Meia hora depois, às 10h30, a CDU realiza uma iniciativa política na Rua do Anadia, junto ao  Centro Comercial.

Pelas 10h45 é a vez do PSD, através do seu grupo parlamentar, estar envolvido numa acção política. Os deputados vão reunir-se com a Associação Nacional dos Professores - Secção da Madeira, na Assembleia Legislativa da Madeira.

Às 11 horas a Iniciativa Liberal Madeira visita o Conjunto Habitacional do Canto do Muro III.

Depois do almoço, pelas 14h30, o Representante da República, Ireneu Cabral Barreto, recebe, em audiência, o Comandante das Tropas Terrestres do Exército, Tenente-General Paulo Maia Pereira, no Palácio de São Lourenço. Segue-se um encontro semelhante com José Manuel Rodrigues, presidente o parlamento madeirense.

Pelas 15 horas, reúne-se, na Assembleia Legislativa da Madeira, a 7ª Comissão Especializada Permanente da Administração Pública, Trabalho e Emprego. 

Às 18 horas serão apresentadas as novas salas do pré-escolar e o campo sintético dos Salesianos Funchal.

Salesianos do Funchal investem no melhoramento das infraestruturas e abrem pré-escolar no próximo ano - Salesianos

Escola investiu 1,3 milhões de euros em vários melhoramentos das infraestruturas. Obras incidem na piscina, nos balneários, na rede informática e no campo de jogos. A escola vai abrir ensino […]

À mesma hora, o presidente do Governo Regional inaugura o Centro Intergeracional de São Vicente, no sítio da Fajã da Areia. Este novo espaço foi construído com o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Agricultura – PRODERAM, no valor de 200 mil euros, e da Câmara Municipal de São Vicente (90 mil euros), representando um investimento total de 290 mil euros.

O Centro Intergeracional tem 6 quartos com capacidade para acolher até 12 pessoas, tornando-se assim também um centro de acolhimento, no sentido de poder receber pessoas, grupos de idosos e de jovens que façam intercâmbios com o Centro Intergeracional ou visitem o concelho.

Cultura e espectáculos

Às 17 horas terá lugar a inauguração da exposição ‘Gritos silenciosos: oceanos em perigo’, patente no Museu de História Natural do Funchal a partir de hoje. Através de fotografias de Cristina Camacho e Bélen Caro, esta exposição tenta levar os visitantes a reflectir sobre o problema dos plásticos nos oceanos.

Museu de História Natural do Funchal recebe exposição 'Gritos Silenciosos: Oceanos em Perigo'

É já na próxima quinta, 20 de Julho, pelas 18 horas, que a Câmara Municipal do Funchal inaugura, no Museu de História Natural do Funchal, a exposição 'Gritos Silenciosos: Oceanos em Perigo'. 

Pelas 18 horas, a GENUS – Associação de Defesa do Património da Madeira procede ao lançamento do primeiro número da revista de património Alínea. O lançamento terá lugar nos espaços da Fundação Princesa Dona Maria Amélia, no Funchal.

Associação de Defesa do Património da Madeira lança revista 'Alínea'

A partir da próxima semana haverá uma nova publicação especializada, no caso a 'Alínea', promovido pela GENUS – Associação de Defesa do Património da Madeira. O lançamento do primeiro número desta revista sobre património, decorrerá num evento a ter lugar na Fundação Princesa Dona Maria Amélia, na Avenida do Infante, 12, Funchal, na p´roxima quinta-feira, 20 de Julho de 2023, pelas 18 horas.

Desporto

Hoje tem início a 48.ª Volta à Madeira em Bicicleta, evento desportivo que reúne, à partida, 92 participantes, dos quais 87 são ciclistas masculinos e apenas cinco são femininos. A prova, organizada pela Associação de Ciclismo da Madeira, decorre de 20 a 23 de Julho, e será composta por cinco etapas. A primeira vai ter lugar já hoje e ligará a Portela ao Terreiro da Luta, numa extensão de 32,4 km. A Volta termina no próximo domingo, dia 23.

Volta à Madeira em Bicicleta reúne 92 participantes na 48.ª edição

Prova foi apresentada esta quinta-feira e vai para a estrada de 20 a 23 de Julho

Também hoje, às 18h30, estão agendadas as eleições no CAB, para encontrar os novos corpos sociais do clube.

Mas o dia 20 de Julho, Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, Dia Internacional da Lua e Dia Internacional do Xadrez, ao longo dos tempos tem ficado marcado por várias efemérides. Conheça, aqui, algumas: 

1925 - Nasce Jacques Delors, político francês e presidente da Comissão Europeia (entre 1985 e 1995).

1969 - O homem chega à Lua. O astronauta norte-americano Neil Armstrong caminha no solo lunar, seguido de Edwin Aldrin. No mesmo dia foi realizado o primeiro transplante de órgãos em Portugal, um transplante renal com dador vivo, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, por uma equipa médica liderada pelo Professor Linhares Furtado.

2007 - O alpinista português João Garcia alcança o cume do K2 nos Himalaias, a segunda maior montanha do Mundo, com 8.611 metros de altitude.

2015 - A bandeira cubana é içada no Departamento de Estado norte-americano, num gesto histórico que marca a renovação dos laços diplomáticos entre Havana e Washington e a abertura das embaixadas nas duas capitais, após 54 anos.

2020 - A ativista Greta Thunberg vence a primeira edição do prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de um milhão de euros, que vão ser aplicados no combate às alterações climáticas.

2022 - Os embaixadores dos 27 Estados-membros junto da União Europeia aprovam o embargo às importações de ouro russo e várias medidas para melhorar a implementação dos pacotes de sanções já adoptados face à agressão militar russa à Ucrânia.   

Pensamento do dia

A definição de belo é fácil: é aquilo que desespera.  Paul Valéry (1871-1945), poeta, ensaísta e crítico francês