Madeira

50% de produção de energia eléctrica através de fontes renováveis até 2025 "é exequível"

None

“É exequível e não falta muito”, disse o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, relativamente à meta do Governo Regional em atingir daqui a dois anos, 50% de produção de energia eléctrica através de fontes renováveis.

À margem da inauguração dos novos balcões da Empresa de Electricidade da Madeira, Pedro Fino mencionou que por ano tem sido possível conseguir atingir cerca de 33% através de fontes de energia, mas a “potência que está instalada neste momento de energia de fontes renováveis supera os 100%”.

Por exemplo, na depressão Óscar só para se ter uma ideia, produzimos mais de 80% de energia através de fontes renováveis, quando conseguimos conciliar vento, sol e chuva, conseguimos potenciar todos os recursos naturais para a produção de energia renovável e atingir valores muito relevantes. Pedro Fino

Ao DIÁRIO relatou que o Governo Regional tem “um envelope financeiro do Programa de Resolução e Resiliência”, que aloca, “69 milhões de euros para atingir este objectivo”.

Neste momento estamos a fortalecer o sistema regional de energia, de modo a conseguir acomodar mais energia produzida através de fontes renováveis. Exemplo disso são os investimentos nas centrais de baterias que fizemos no Porto Santo e aqui na Madeira. Temos mais um investimento que está em concurso e que será iniciado agora próximo no Porto Santo” Pedro Fino

Acrescentou que este novo projecto, uma central de baterias com 6 mega watts, na Ilha Dourada, vai permitir “acomodar mais energia através de fontes renováveis”.

Já na Madeira existem vários projectos: “A renovação da central da Serra de Água, a remodelação da central da Calheta, em que vamos aumentar a potência, de modo a produzir energia através da fonte hídrica. Estamos a instalar os contadores inteligentes, em que pretendemos até 2026, que todos os consumidores aqui da Região tenham contadores inteligentes, o que vai permitir uma melhor gestão da energia, uma melhor informação das fontes de energias renováveis, portanto todos estes investimentos irão permitir atingir o objectivo de termos 50% de energia através de fontes renováveis”, disse.

Demonstra que este é um investimento “necessário fortalecer com a central de bateriais, de modo a conseguirmos garantir estabilidade e segurança à rede e permitir, com isso, a introdução de mais energias renováveis no sistema eléctrico”.