5 Sentidos

Instituto do Mundo Lusófono vai homenagear escultor Francisco Simões

None

É inserido no Fórum Económico Internacional, que acontece na Madeira de 22 a 24 de Junho, que o Instituto do Mundo Lusófono vai homenagear, a 23 de Junho, no Parlamento madeirense, o escultor Francisco Simões. 

O escultor divide-se entre o Continente e a Madeira, onde há 3 anos criou o Centro das Artes Francisco Simões, sediado na freguesia de São Roque, no Funchal. 

“A exposição “Liaisons” (ligações) é um diálogo entre o artista, Francisco Simões, e a sua coleção”, começa por enquadrar Márcia Sousa, curadora do projecto. Vai ser possível admirar obras de Vieira da Silva, Arpâd Szenes, Rafael Canogar, Pablo Picasso, Moita Macedo, Júlio Resende, lado a lado com as pinturas e as esculturas de Francisco Simões. “O projecto reúne nomes incontornáveis da cultura, nacional e estrangeira. É uma forma de voltar a trazer a público a obra de Francisco Simões, na Madeira, juntando um conjunto maior do escultor na Assembleia Legislativa”.

O Catálogo tem depoimentos do filósofo Edgar Morin, dos presidentes da Assembleia Legislativa da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal e a visão da curadora de como “estas ligações artísticas se articulam com a Madeira e com a vida de Francisco Simões”.

O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira visitou, no passado dia 23 de Maio, a Galeria e o Atelier do Escultor, em São Roque, no Funchal. José Manuel Rodrigues destaca a importância do Parlamento reunir obras de um conjunto de artistas, muito raras de apreciar numa única exposição. Por isso convida todos os madeirenses e porto-santenses a visitar a mostra que reúne nomes consagrados da arte portuguesa e internacional.

Francisco Simões confessa-se “avesso a homenagens” e por isso decidiu agraciar aqueles de quem gosta “desde logo o Edgar Morin que é a minha grande referência”, confidenciou o escultor. O Antropólogo, Sociólogo e Filósofo francês tem 101 anos de idade, e é um dos convidados para esta cerimónia a realizar no Funchal. Artur Bual, Manuel Cargaleiro, júlio Pomar são outros destaques da exposição “Liaisons”. “Não tenho o direito de ter isto só para mim, tenho o dever de partilhar. Não quero que seja uma exposição minha, quero que seja uma exposição dos outros”, vincou Francisco Simões.