Madeira

Pedro Ramos faz balanço "positivo" do trabalho das equipas de prevenção de incêndios

None

O secretário regional de saúde e protecção Civil realizou, hoje, 30 de Junho, mais uma visita às equipas de vigilância às serras da Madeira, desta vez, à equipa afeta ao Corpo de Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

Na ocasião, Pedro Ramos aproveitou para fazer um balanço dos últimos dias - marcados pelo calor extremo, que colocou a ilha sob alerta vermelho e motivou diversas recomendações por parte das entidades regionais - com nota positiva.

Proibidas fogueiras e zonas de lazer em espaço florestal encerradas na Madeira

Protecção Civil e Instituto das Florestas alertam para risco de incêndio devido ao tempo quente

"Todos nós tivemos muita atenção, conseguimos evitar uma série de situações devido às temperaturas muito elevadas, ao vento forte e à ausência de humidade” - condições muito propícias a incêndios - realçou o governante.

Apesar de no dia de hoje as condições meteorológicas serem "diferentes, com temperatura mais baixa e, como tal, com níveis de alerta diferentes", Pedro Ramos garantiu que "as equipas mantêm-se no terreno em patrulhamento e vigilância, embora com um ligeiro decréscimo, porque as condições meteorológicas assim o permitem”.

Em nota remetida às redacções, a tutela dá conta que, desde o início do Plano Operacional de Combate aos Incêndios Rurais (POCIR) 2023, já estiveram no terreno cerca de 548 equipas e um total de 1.849 operacionais empenhados, que percorreram 34 896 mil km.

"Estiveram em patrulhamento e vigilância constante, em vários pontos estratégicos da Região 15 equipas de vários Corpos de Bombeiros da RAM, 1 equipa da GNR, 1 equipa de drenos do Comando Operacional da Madeira, contando também com o apoio dos restantes agentes de proteção civil que integram o Plano Operacional de Combate aos Incêndios Rurais”, precisou o secretário regional.

O governante aproveitou ainda para agradecer o trabalho das equipas e o "elevado índice de cidadania" que a população da Região demonstrou ao longo desta semana. "Um comportamento que também facilitou a actuação dos agentes de protecção civil", tal como reforçaram o presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e o comandante dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

Esta foi a quarta visita às equipas de vigilância às serras da Madeira, âmbito do POCIR, realizada ao longo desta semana.

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, acompanhado pelos dirigentes do Serviço Regional de Proteção Civil, visitou, no dia 27, a equipa de vigilância às serras da Madeira afecta ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, no dia 28 a equipa afeta aos Bombeiros Voluntários Madeirenses e no dia 29 a equipa afecta aos Bombeiros de Machico.