Madeira

Madeira recebe primeiras Jornadas Winnicottianas

Este é um dos assuntos em destaque na agenda desta quinta-feira, 29 de Junho. Conheça aqui que outras iniciativas estão agendadas para o dia de hoje.

None
Foto Facebook Centro de Investigação Winnicott Portugal

Evento arranca hoje e decorre até dia 1 de Julho, no Cais do Carvão e no Auditório da Escola Horácio Bento Gouveia.

Em Maio último, um grupo de profissionais de saúde mental da Madeira organizou o congresso ‘Mais Amor Menos Doença’, para recordar António Coimbra de Matos e divulgar o legado do “pai da psicanálise” em Portugal.

Esta homenagem originou a concretização de outro evento relacionado com a saúde mental, nomeadamente as I Jornadas Clínicas Winnicottianas na Madeira, organizadas pelo Centro de Investigação Winnicott Portugal, em parceria com o Núcleo de Apoio à Família e de Aconselhamento Parental.

O principal objectivo destas jornadas – que se prologam até ao próximo dia 1 de Julho – é “a reflexão sobre a prática clínica e institucional na área da saúde, nomeadamente da saúde mental", refere a organização em comunicado de imprensa, destacando o “enorme contributo ao trabalho clínico (em gabinete ou em interligação com equipas)” trazido por Donald Woods Winnicott.

Associação Winnicottiana Portuguesa organiza as primeiras jornadas na Madeira

Com o pensamento do seu fundador Donald Woods Winnicott, citado no livro de Adam Phillips ('Winnicott', 2006), de que "é mais difícil lidar com a saúde do que com a doença", a Associação Winnicottiana Portuguesa – Centro de Investigação (CIWP), que se quer "um espaço de divulgação do pensamento de Winnicott em português e em Portugal" vai organizar as suas primeiras Jornadas Winnicottianas na Madeira.

Quem foi Winnicott?

Donald Woods Winnicott nasceu a 7 de Abril de 1896, em Plymouth, na costa Oeste de Inglaterra.

Foi um pediatra e psicanalista influente no campo das teorias das relações objectais e do desenvolvimento psicológico. Foi líder da Sociedade Britânica de Psicanálise Independente e presidente da Sociedade Britânica de Psicanálise duas vezes (1956-1959 e 1965-1968).

Winnicott é mais conhecido pelas suas ideias relacionadas com o verdadeiro e falso ‘self’, a teoria dos pais "suficientemente bons" e a noção de objecto transicional, (desenvolvida em conjunto com a sua segunda esposa, Clare Winnicott).

Além disso é autor de diversos livros, entre os quais ‘O Brincar e a Realidade’, assim como de centenas de artigos.

Conforme explicou a psicóloga Cristina Cruz, em entrevista ao DIÁRIO, Winnicott começou a trabalhar com as crianças órfãs no pós-Guerra e, através dessa experiência, começou a criar uma teoria sobre o cuidado das crianças.

“Ele dizia que nós temos de ser suficientemente bons para estarmos com os miúdos. Ou seja, para que estas crianças não continuassem a sofrer, nós tínhamos de ter a grande capacidade de amá-las”, à semelhança do professor António Coimbra de Matos.

Winnicott defendia que “precisávamos de ‘dar o mundo em pequena doses às crianças’. Não podíamos mostrar o mundo às crianças de forma repentina, porque elas não iriam entendê-lo”, complementa Cristina Cruz, que integra a organização das jornadas.

Outras das ideias lançadas por Winnicott – conforme destaca a psicóloga – está relacionada com a questão da “não saúde”. “É normal ficarmos doentes, faz parte da saúde, temos é que restabelecê-la”, defendia. Ou, nas palavras do próprio, citado no livro de Adam Phillips ('Winnicott', 2006), "é mais difícil lidar com a saúde do que com a doença”.

Programa destas primeiras Jornadas Winnicottianas na Madeira

A sessão de abertura das I Jornadas Clínicas Winnicottianas acontece esta quinta-feira, dia 29 de Junho, pelas 18 horas, no Cais do Carvão, no Funchal, com a presença das entidades representativas da Região Autónoma da Madeira.

Às 19 horas terá lugar um momento cultural, a cargo do Grupo de Folclore MonteVerde.

O primeiro dia encerra pelas 19h45, com Madeira de honra.

As jornadas prosseguem nos próximos dois dias, no Auditório da Escola Horácio Bento Gouveia, com cinco mesas, que contarão com o contributo de vários convidados da Madeira, Portugal Continental e do Brasil.

Saiba mais sobre esta associação na sua página na Internet.

Mas há outras iniciativas agendadas para esta quinta-feira. Saiba quais:

Política e Sociedade

Às 9 horas tem lugar a sessão plenária da Assembleia Legislativa da Madeira, encontro que, entre outros assuntos terá em análise várias propostas do diferentes partidos, com destaque para as 15 iniciativas do PCP, abrangendo um leque alargado de domínios. O Partido Socialista leva ao parlamento um Projecto de Resolução com uma "Recomendação ao Governo Regional para que Garanta Equidade no Acesso aos Recursos e Cuidados de Saúde das Pessoas com maior Vulnerabilidade"

Da autoria do PSD é um Projecto de Decreto Legislativo Regional, que contempla a "Primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 7/2020/M, de 3 de julho, que define e caracteriza a sidra, o vinagre de sidra e o vinagre de maçã produzidos na Região Autónoma da Madeira e estabelece as regras aplicáveis à sua colocação no mercado". 

Para mais detalhe, consulte aqui a ordem de trabalhos desta reunião plenária n.º 75.

Pode ainda acompanhar os destaques desta sessão em tempo real no nosso liveblog. 

Por ser quinta-feira, além da reunião de Conselho de Governo que hoje terá lugar, acontecem, igualmente, as reuniões de Câmara de algumas autarquias. É o caso de Santa Cruz, cujos trabalhos estão agendados para as 9 horas; mas também do Funchal, com o encontro a ter início marcado para as 9h30.

Às 11 horas, Humberto Vasconcelos estará na apresentação do projecto ‘BioMask’, uma iniciativa da ‘The Biomask Company’, em parceria com a Universidade da Madeira e a ARDITI, juntando, também, a GESBA e o Centro Interpretativo da Banana da Madeira, no Lugar de Baixo, espaço onde decorre o evento.

Às mesma hora, Miguel Albuquerque marcará presença, no Comando Regional da PSP, para a cerimónia de entrega de diversos equipamentos à PSP, ao abrigo do protocolo existente com o Governo Regional e aquela força de segurança. , na sequência de protocolo.

Governo Regional entrega equipamento informático e mobiliário à PSP

No âmbito do protocolo entre a polícia e a Região, estabelecido em 2006, o Governo Regional vai entregar amanhã diverso equipamento informático, de impressão e audiovisual, bem como mobiliário à Polícia de Segurança Pública (PSP), num montante total de investimento que ascende aos 62.500 mil euros.

Às 12 horas acontece o hastear da Bandeira Azul na Praia da Calheta. Carlos Teles fará as ‘honras da casa’ a Susana Prada, que marcará presença na cerimónia.

Madeira mantém número do ano passado com 16 praias com Bandeira Azul

Portugal conta este ano com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que em 2022, apesar de uma diminuição de praias fluviais devido à seca e aos incêndios, anunciou hoje a Associação Bandeira Azul Europa. A Madeira conta com 16 praias com Bandeira Azul, o mesmo número do ano passado.

À mesma hora, os ‘Trilhos da Psicologia’ estará de visita ao Porto Santo, estando prevista yma reunião com da Ordem dos Psicólogos com os profissionais que exercem na ‘Ilha Dourada’. O encontro decorrerá no Centro de Recursos Educativos Especializados (CREE). Depois disso, pelas 14h30 seguir-se-á uma visita ao Lar do Porto Santo – Fundação Nossa Senhora da Piedade; ao Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim e à Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.

Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses visita Porto Santo

Visita que faz parte da iniciativa ‘Trilhos da Psicologia’, organizada pela Delegação Regional da Madeira da OPP

Já durante a tarde, pelas 15 horas, acontece a conferência de imprensa para a apresentação da 12.ª Edição de Torneio ‘Um golo pela VIDA’, na sede do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Às 16h30 está previsto o encerramento do Fórum Emprego, na Câmara Municipal do Funchal, cabendo a Cristina Pedra presidir ao encontro.

Para as 17 horas está agendada a 7.ª Conferência ECO Local, com a participação de várias entidades.

À mesma hora, a CDU, por meio de Herlanda Amado, leva a cabo uma iniciativa política regional sobre o aumento do número de pessoas remetidas para lugares de exclusão social na decorrência do aumento do custo dos preços de bens e serviços essenciais.

Cultura e Entretenimento 

Às 15 horas terá lugar a apresentação do Funchal Jazz 2023, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, promotora da iniciativa. 

Funchal Jazz traz à Madeira Emmet Cohen, Samara Joy e Terri Lyne Carrington

O Funchal Jazz assinala a 22.ª edição entre 06 e 08 de julho, no Parque de Santa Catarina, com um cartaz que inclui o pianista norte-americano Emmet Cohen, a cantora Samara Joy e a baterista Terri Lyne Carrington, conforme já tinha avançado o DIÁRIO em primeira mão na edição impressa de 12 de Maio.

Pelas 18 horas teremos a apresentação da obra 'O intenso Labor dos Tentilhões', de Deodato Rodrigues, no Auditório do Colégio dos Jesuítas, Universidade da Madeira. 

À mesma hora realiza-se, no Palácio de São Lourenço,  o concerto 'Barroco Solista', do Consort Bisel do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng.º Luíz Peter Clode. Vão ser apresentadas obras de Bach, Telemann, Sammartini e Vivaldi, tendo como convidada Carla Abreu. O acompanhamento ao piano ficará a cargo de Jorge Vidal.

Às 20h30 sobre ao palco do Fórum Machico o espetáculo bailado de Dança Contemporânea 'cEGOS SURDOS MUnDOS'

Às 21 horas estreia o projecto de Dança Contemporânea 'Indomado', no Teatro Municipal - Baltazar Dias, iniciativa que se insere no projecto 'IMPULSO'. 

'Indomado' de Marco Olival sobe a palco no Teatro Baltazar Dias

Marco Olival apresenta, no Teatro Municipal Baltazar Dias, a sua primeira criação de dança contemporânea inserida no Projecto IMPULSO, programa da Câmara Municipal do Funchal. 'Indomado' sobe a palco nos dias 29 de Junho, pelas 21 horas e 30 de Junho, pelas 19 horas.

Desporto

No Desporto, teremos, às 18h30, no auditório do Jardim Municipal, a entrega de prémios da época 2022/2023 do andebol regional. 

Efemérides

São várias as efemérides que marcaram este dia de São Pedro, 29 de Junho, ao longo dos anos: 

1900 - Nasce o escritor e aviador francês Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry, autor de 'O Principezinho', 'Cidadela' e 'Voo Noturno'.

1939 - Aterra em Lisboa o primeiro voo comercial entre os EUA e a Europa.

1949 - A África do Sul inicia, oficialmente, a política de segregação racial, conhecida por apartheid.

1971 - Morrem os três astronautas, Georgy Dobrovolsky, Viktor Patsayev e Oleg Makarov, soviéticos da nave Soyuz-11.

1974 - Morre, com 76 anos, o escritor português José Maria Ferreira de Castro, autor de "A Selva" e "Emigrantes", que passou pela Madeira, tendo apelidado o café Golden Gate, no centro do Funchal, na Avenida Arriaga, de 'a esquina do Mundo'. 

1995 - Acoplagem do vaivém norte-americano Atlantis e da estação espacial russa MIR.

2004 - O primeiro-ministro Durão Barroso demite-se e aceita a nomeação para a presidência da Comissão Europeia.

2007 - É publicada em Diário da República a lei que cria o Imposto sobre Veículos e o Imposto Único de Circulação e extingue os antigos impostos Automóvel, Municipal sobre Veículos, de Circulação e de Camionagem. Na mesma data, chega ao mercado norte-americano a primeira geração do iPhone.

2017 - Exército revela desaparecimento de material de guerra de dois "paiolins" nas instalações militares dos Paióis Nacionais de Tancos.

2021 - O empresário Joe Berardo e o seu advogado André Luís Gomes são detidos no âmbito de uma operação que visou um grupo económico que terá lesado vários bancos.

2022 - Os lideres da NATO declaram a Rússia como a "maior e mais direta ameaça" à paz e segurança dos países Aliança Atlântica, no final da primeira sessão de trabalho da cimeira de Madrid, onde se inicia o processo formal para a adesão da Finlândia e da Suécia à Aliança Atlântica. 

Pensamento do dia

Um saber múltiplo não ensina a sabedoria.  Heraclito (576aC-480aC), filósofo grego