Madeira

Madeira recebe navegadores irlandeses no "Saoirse International Rally"

Fotos DR
Fotos DR

Um evento internacional de vela irlandesa chamado "Saoirse Rally", organizado pelo Irish Cruising Club, lançado em Dun Laoghaire, Co. Dublin, Irlanda, no dia 17 de Junho de 2023, visando "comemorar as conquistas heróicas de há 100 anos do lendário marinheiro irlandês Conor O'Brien de Foynes, Co. Limerick",ruma a esta altura para o Funchal.

Numa nota de imprensa, a organização refere que "Conor O'Brien foi o primeiro velejador a circum-navegar o mundo num pequeno iate pelos três grandes cabos, uma conquista notável e que muitos velejadores contemporâneos desejam seguir", informa. O navegador irlandês "projetou e encomendou o 'Saoirse', um ketch de 42 pés para a circum-navegação que foi construído em Baltimore, em West Cork, em 1922. A circum-navegação de Conor O Brien começou em Dun Laoghaire em 20 de Junho de 1923".

A curiosidade é que o "Porto do Funchal na Madeira foi a sua primeira escala, onde chegou a 3 de Julho de 1923", informa ainda.

Assim, este será "um encontro internacional de iates viajando de vários locais que foi iniciado a partir de Dun Laoghaire, Co. Dublin, Irlanda, a 17 de Junho de 2023 e navegará para as Ilhas da Madeira, Portugal", prevendo chegar precisamente no dia 3 de Julho de 2023 ao Porto do Funchal, na capital, para marcar o centenário da circum-navegação do mundo de Conor O'Brien.

Durante uma reunião de planeamento para o 'Saoirse Rally' Irish Cruising Club, o comodoro David Beattie observou que "este rali é um grande exemplo de velejadores irlandeses modernos sendo inspirados pelas aventuras e conquistas de inovadores como Conor O'Brien um século atrás. A sua inspiração e influência foram tamanhas que os marinheiros da Irlanda têm experiência em todos os oceanos, com os membros do clube navegando entusiasticamente por todo o mundo, incluindo as águas do Ártico e da Antártica".

O 'Ilen' será o navio líder do 'Saoirse Rally' e será comandado por Conall Morrison, auxiliado por tripulações de 14 membros do Irish Cruising Club, agora a caminho da Madeira.

O evento será um grande atractivo, inclusive a nível turístico, pelo que conta com apoio do Turismo da Madeira, sendo que a organização em terra será do Clube Naval do Funchal e da Administração dos Portos da Madeira. O rali marítimo terá como base a marina do Funchal, que recebe iates de várias nacionalidades e países ao longo do ano.

Além da exposição dos veleiros, haverá atividades turísticas em terra para os velejadores irlandeses, uma regata e um evento de encerramento no dia 8 de Julho de 2023.

Refira-se que um grupo destes navegadores, estiveram na Madeira há cerca de um ano a preparar o evento, como os próprios deram conta num artigo publicado em inglês como pode ver nas duas fotos em baixo.