Madeira

Estação da Meia Serra considerada uma das obras de engenharia do século XXI

Distinguida parte da Ordem dos Engenheiros, que inclui aquela infra-estrutura de tratamento de resíduos no livro "Engenharia XXI"

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, visitou a ETRS da Meia Serra, no dia 31 de Maio.
O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, visitou a ETRS da Meia Serra, no dia 31 de Maio.

A Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra foi distinguida pela Ordem dos Engenheiros como uma das obras de engenharia do século XXI, revelou hoje a Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.

A ETRS foi incluída no livro "Engenharia XXI" elaborado pela Ordem dos Engenheiros que reúne as obras, os projectos e as soluções de Engenharia consideradas como as mais relevantes nas duas primeiras décadas do presente século.

"A ETRS é uma das infra-estruturas que integram o Sistema de Resíduos RAM e que incorpora soluções de valorização dos vários tipos de resíduos recolhidos na Região, tendo sabido adaptar-se, desde a sua construção no ano de 1991, aos novos paradigmas", destaca a tutela em comunicado de imprensa.

A propósito, no dia 31 de Maio, por ocasião da visita à ETRS da Meia Serra do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, foi descerrada uma placa de homenagem. Na ocasião marcaram também presença a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, o presidente do conselho directivo da Região Madeira e o conselho de administração da ARM.

Esta visita à ETRS da Meia Serra ocorreu no âmbito do projecto 'Rotas do Bastonário - Engenharia em Movimento', uma iniciativa que a actual direcção da Ordem dos Engenheiros encetou, em Novembro, por várias regiões do país, passando pela ilha da Madeira.

Com esta inciativa a Ordem pretende “mover o conhecimento real da capacidade instalada em todo o país ao nível da engenharia, dos projectos que melhor a representam e afirmam, quer em termos das suas diferentes especialidades, quer nos múltiplos sectores de actividade e contextos em que se desenvolve”.

Sobre a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra refira-se que a mesma foi inaugurada em 2004, constituindo a principal infra-estrutura do Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos da Região Autónoma da Madeira e integra soluções de tratamento, nomeadamente, valorização orgânica e energética e o envio ou deposição em destino final dos resíduos existentes na Região.

A valorização energética efectuada na Instalação de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos (IIRSU), na ETRS, é um processo controlado e automatizado que, para além de tratar os resíduos indiferenciados termicamente, possibilita a produção de energia eléctrica, a qual é direcionada para a rede pública de distribuição.

A ETRS integra os seguintes processos de gestão de resíduos: instalação de incineração de resíduos sólidos urbanos (IIRSU); instalação de compostagem de resíduos sólidos urbanos (ICRSU); instalação de desinfecção e armazenamento de resíduos hospitalares (IDARH) – autoclavagem; aterros sanitários, parque de armazenamento, trituração e acondicionamento de pneus usados, o qual constitui o único centro de recepção autorizado pela entidade gestora Valorpneu. A ETRS compreende ainda uma estação de tratamento de águas residuais e outras instalações de apoio.