Madeira

Município de Câmara de Lobos recupera 'O Pescador'

Obra dos anos 60 estava dada como desaparecida

Uma das peças do conjunto de três Ver Galeria
Uma das peças do conjunto de três

Um tríptico de MMMMM que tinha sido dado como desaparecido foi encontrado e será recuperado pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, para depois o expor ao público.

 A obra de arte está a ser equacionada para o novo Centro Interpretativo da Pesca e do Pescador de Câmara de Lobos, cujo concurso está a decorrer. A alternativa serão os paços do concelho.

Trata-se de um conjunto alusivo ao dia do pescador, da autoria de António Costa, com data estimada de execução dos anos 60 do século passado. De nome ‘Pescador’, são três baixos-relevos com pouco mais de um metro de altura por cerca de 60 cm de largura, executados em gesso pintado onde se visualiza a faina, o regresso a terra com o peixe e a passagem pela taberna.

O tríptico está em mau estado, segundo a autarquia. A par da fragilidade e das fissuras, que obrigam a um trabalho para evitar a desintegração, será alvo de limpeza para retirar a camada de sujidade que esconde actualmente as suas cores originais.

Antes de ter sido dada como desaparecida e agora devolvida, a obra esteve em exposição no antigo restaurante ‘Coral’, junto ao edifício da Câmara Municipal. A recuperação dos três painéis, a adjudicar em breve, é um primeiro passo para incluir ‘O Pescador’ no catálogo de esculturas públicas.