A Guerra Mundo

Macron não vê 'discussão útil' com Putin nesta fase

None
Foto AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse hoje que não vê, nesta fase, uma "discussão útil" com o homólogo russo, Vladimir Putin, embora não exclua mudanças no futuro.

"Hoje não há matéria para uma discussão útil", disse em conferência de imprensa, após a segunda cimeira da Comunidade Política Europeia em Bulboaca, na Moldávia.

"Se surgir a oportunidade, e dependendo do conteúdo, não a excluo", continuou o presidente francês, que tem sido um dos poucos líderes ocidentais a manter diálogo com Vladimir Putin desde o início da ofensiva militar.

"Se as questões nucleares civis e de segurança [da central de Zaporijia] o exigirem ou se houver avanços, aberturas que o permitam e justifiquem, fá-lo-ei sem qualquer hesitação", afirmou.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse na sexta-feira que estava pronto para retomar o contacto com Vladimir Putin sobre a Ucrânia "quando chegar a hora".

No futuro imediato, a Ucrânia deve obter garantias de segurança "mais fortes, tangíveis e muito claras" na cimeira da NATO em julho, insistiu Emmanuel Macron, observando que esta é também uma "mensagem clara no contexto atual para a Rússia".

"Também teremos que dar perspetivas de longo prazo à Ucrânia" quanto ao seu pedido de integração à NATO, mesmo que "a adesão plena não seja imediatamente acessível" por causa da guerra iniciada pela Rússia, afirmou.

O presidente francês mostrou-se confiante de que a próxima cimeira da NATO, na Lituânia em 11 e 12 de julho, vai enviar uma "mensagem clara" de "apoio" à Ucrânia, e que se consigam "garantias mais fortes" e "tangíveis" de segurança para Kiev.

Macron também destacou que França está pronta para treinar pilotos de caça e técnicos aeronáuticos ucranianos, compromisso que ratificou hoje na reunião na Moldávia com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.