Regionais 2023 Madeira

PTP diz que "é urgente proteger" a Praia Formosa

None

Sobre a Praia Formosa, o PTP diz que "é urgente decidir, proteger e blindar apetites". 

"Durante décadas, assistimos a alguns projectos megalómanos do Governo Regional e o reportório laranja contém alguns monstruosos, como a Marina do Lugar-de-Baixo, o Projecto Turístico-Imobiliário do Toco, relembramos em 2009 que era um projecto com uma marina com 400 lugares, um investimento de 180 milhões de euros em 2009", começa por referir através de um comunicado dirigido à imprensa. 

Em 2009 e segundo Miguel Albuquerque, o Conselho de Ministros não deu autorização para uma solução que "garantisse a plena propriedade das fracções autónomas para os investidores" dado tratar-se de domínio público marítimo. Pois claro! "Temos que reformular o projecto no sentido de garantir já não a plena propriedade dessas fracções autónomas mas garantir o direito de superfície por 75 anos como tem, por exemplo, a marina de Portimão", disse na época".    PTP

"E tudo o vento laranja levou", referiu ainda. 

Ora imaginem, o investimento disponibilizado e deitado ao mar na Marina do Lugar-de-Baixo se tivesse tido outra utilização numa Marina na Praia Formosa, daria para o Governo Regional já ter adquirido os terrenos e os colocar ao serviço da população, com contractos programas com o Município do Funchal". 
PTP

O PTP diz também que "a Praia Formosa é uma praia localizada na ilha da Madeira, que é conhecida por suas belas paisagens naturais. A utilização de uma faixa de terreno com uma frente de 2 km pode ser uma oportunidade única para oferecer mais opções de lazer e recreação para a população jovem e sénior da Região".

Segundo o partido, algumas possíveis propostas para aproveitar essa faixa de terreno de forma sustentável e agradável poderiam ser: "Construção de ciclovias e trilhas para caminhadas: A área é ideal para actividades ao ar livre e oferecer uma infraestrutura para caminhar ou andar de bicicleta, pode incentivar a prática de exercícios físicos e turismo de natureza; area de lazer e convivência: Uma área com bancos, mesas de piquenique, quadras esportivas, churrasqueiras e outras facilidades pode ser uma ótima opção para reunir famílias e amigos em momentos de lazer e socialização; espaços para actividades culturais e artísticas: A criação de espaços para apresentações musicais, teatrais ou exposições de arte pode enriquecer a vida cultural da região e oferecer mais opções de entretenimento para a população". 

Para o PTP "é importante destacar que qualquer projecto para a área deve ser planeado com base em um estudo cuidadoso da infraestrutura necessária para garantir a segurança dos frequentadores, a preservação ambiental da Região e o respeito aos direitos dos cidadãos da cidade e da RAM".