Madeira

NÓS, Cidadãos! pergunta pelo novo carregamento de areia para a Praia da Calheta

Foto DR/NÓS, Cidadãos! - Madeira
Foto DR/NÓS, Cidadãos! - Madeira

O partido NÓS, Cidadãos! na Madeira emitiu uma nota a questionar, em primeiro lugar a falta de nadadores-salvadores nas praias da Madeira, apesar da época balnear ainda não ter começado, mas havendo já muita actividade balnear, e no seguimento questionam a falta de areia na praia da Calheta.

Numa nota assinada por Miguel Palma Costa, membro da Comissão Política Nacional daquele partido, começam por referir que "em Portugal continental, algumas praias já contam agora com os devidos nadadores-salvadores – que estão já preparados para dar assistência aos banhistas/veraneantes –, e nelas já começou, no passado dia 1 de Maio (segunda-feira), a época balnear, como é o caso das praias da Costa da Caparica, Cascais e Oeiras e também algumas do Algarve", exemplifica.

"Ora, por cá a situação é um algo/bem diferente. Quem se deslocou até às praias da zona/costa Oeste, por exemplo, Madalena do Mar ou mesmo Praia da Calheta, no passado fim de semana e no feriado do Dia do Trabalhador, não encontrou nem nadadores-salvadores nem alguns dos equipamentos que dão apoio aos banhistas nas praias", lamenta o dirigente.

"Mas mais grave do que isto foi que quem escolheu – e se dirigiu – para a afamada Praia da Calheta, neste caso voltou a encontrar um areal que diminui de ano para ano e que é gradualmente substituído pelas pedras negras de pequena ou média dimensão", reforça, apontando agulhas a outro problema cíclico.

"Ora, face ao narrado por turistas e madeirenses que procuraram esta praia, a situação deveria ser corrigida e a praia carece de uma recarga urgente de areia amarela, isto se a Câmara Municipal – e também as entidades competentes do Governo Regional – quiser manter a qualidade turística daquele espaço que conta com cada vez mais atrações (e visitantes)", coloca em questão.

Diz Miguel Palma Costa que, contudo, "a promessa (ou compromisso para com os cidadãos) de uma nova recarga de areia amarela já não é nova. NÓS, Cidadãos! já a escutámos por mais do que uma vez", recordando que "em Junho de 2021, foi dito que seria realizada uma intervenção no próximo ano, ou seja, em 2022 – intervenção que diziam, 'acontece, em média, de três em três anos e que é paga com as receitas geradas na própria praia', mas, até ao momento, nada aconteceu (tal como a média dos três anos)", acusa.

Aliás, reforça, "para os mais atentos e despertos, a 12 de Outubro de 2022, foi repetido o anúncio do investimento de um novo carregamento de areia na Praia da Calheta, o qual seria depositado no local antes da próxima época balnear, conforme fez questão de transmitir, na altura, o vereador Aleixo Abreu". E acrescenta: "Entretanto lá passou mais um Outono, Inverno e estamos agora a meio da Primavera, com milhares de turistas e madeirenses a procurarem novamente as praias da Região para um belo momento de lazer e, infelizmente, o já repisado novo carregamento de areia na Praia da Calheta não se efetuou. Ou seja, parece que na próxima nova época balnear os veraneantes vão ter de voltar a experimentar um areal que já tem pouco de areia amarela e mais de calhau rolado, e vão ter de esperar por nova promessa das entidades responsáveis, pois as anteriores não foram (ainda) executadas."

Resumindo, para o partido NÓS, Cidadãos! "chegou a hora de perguntar a quem de direito – e em particular ao presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Manuel Teles, mas também à secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas – para quando o investimento num novo carregamento de areia amarela na Praia da Calheta? Será que à terceira é de vez? Sabemos que em certas ocasiões é muito fácil prometer, mas, nesta, está custoso cumprir! NÓS, Cidadãos!, tal como muitos madeirenses, somos pacientes e resilientes e, portanto, acreditamos que a Praia da Calheta contará – num futuro próximo – com um novo areal", termina com ironia e sarcasmo pelo meio.