Comunidades Madeira

Dia de Portugal na África do Sul arranca com Festival Português Caravela

None

O primeiro grande evento da celebração do Dia de Portugal na África do Sul é a edição de 2023 do Festival Português Caravela. Um evento que decorre nos dias 2, 3 e 4 de Junho sendo o principal evento cultural português no calendário de festivais da capital económica sul-africana, no entanto, o Fórum Português, uma organização não governamental com 8 mil membros, nota “com o passar dos anos, a maioria dos nossos clubes tem entrado em declínio, e muitos se encontram em vastas dificuldades financeiras”.

Ainda assim, a ONG assegura que “continua na luta pela cultura, língua e identidade Portuguesa na África do Sul, e é com esse intuito que vemos os clubes portugueses como o principal ponto de contacto entre as famílias portuguesas e a Comunidade em geral”.

Para além de reunir “fundos que serão usados em prol dos clubes”, o Fórum Português organiza também eventos que têm por objectivo a angariação de valores financeiros que possam ser utilizados para a recuperação das actividades dos clubes. 

“É com este intuito que decidimos utilizar a ocasião da celebração do Dia de Portugal, de Camões, mas também, e muito particularmente, da Nossa Comunidade, para mais uma vez celebrarmos o Caravela Portuguese Festival, o maior festival Português da África do Sul”, explica a intenção.

Enquanto edições prévias tinham ocorrido no prestigioso Montecasino, o Fórum Português da África do Sul decidiu desta vez organizar o seu festival na Casa dos Poveiros em Joanesburgo. 

Depois do sucesso da MadeiraFest, que em setembro passado serviu para reavivar a Casa da Madeira em Alberton, clube que já tinha estado em risco de encerramento total, “decidimos usar esta oportunidade para também apoiar a Casa dos Poveiros, clube que de momento se encontra longe das glórias que tinha conhecido na década de 90”.

Com um cartaz impressionante de artistas locais e internacionais e com um foco importante nos artistas da nossa própria Comunidade, para além do já afamado diverso menu gastronómico português, o Festival Caravela irá demonstrar o compromisso do Fórum Português para com a cultura, gastronomia e música, trazendo cores e sabores vibrantes à cidade do East Rand de Joanesburgo.

“Queremos ver os nossos clubes na ribalta, cheios de vida, sendo pontos de aprendizagem da nossa língua e apreciação das nossas músicas, danças e dos nossos sabores. Acreditamos que quando nos unimos, a nossa Comunidade têm a capacidade de o fazer, e que com a liderança dos homens e mulheres do Fórum Português vamos conseguir devolver os nossos clubes ao brilho que já tiveram no passado”, lê-se numa nota enviada à nossa redacção .

Com uma onda de crime na África do Sul, a ONG acredita que “os nossos clubes são o local ideal para renovar a paixão pela nossa cultura” sendo certo, atesta o Fórum Português, que “está a assegurar o futuro dos nossos filhos e netos neste país para o qual já temos contribuído tanto".