Desporto

Fátima Pinto e Telma Encarnação convocadas para o Mundial'2023

None Ver Galeria

O selecionador Francisco Neto divulgou há instantes as 23 convocadas do estreante Portugal para o Mundial feminino de futebol, a disputar na Austrália e Nova Zelândia, numa lista previsivelmente sem grandes surpresas.

Entre as eleitas de destacar a presença das madeirenses Fátima Pinto e de Telma Encarnação, que já tinha estado na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, assim como no jogo do play-off de apuramento.

Na fase de qualificação, que se prolongou de 16 de setembro de 2021 a 22 de fevereiro de 2023, num total de 13 jogos, Francisco Neto utilizou 28 jogadoras e foi, provavelmente, desse lote que sairão as eleitas para a fase final do Mundial2023.

Nas escolhas de Francisco Neto, que na semana passada renovou contrato com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) até 2027, foram anunciadas, numa conferência de imprensa marcada para a nova sede do patrocinador da Liga feminina, no Edifício Monumental, na Praça do Saldanha, em Lisboa.

De referir que a formação as 'quinas' qualificou-se em 22 de fevereiro, ao bater os Camarões por 2-1, em Hamilton, na Nova Zelândia, na final do Grupo A do play-off Intercontinental, num triunfo selado de penálti por Carole Costa, aos 90+4 minutos.

No Mundial'2023, Portugal defrontará na fase de grupos os vice-campeões em título Países Baixos (23 de julho), em Dunedin, o Vietname (27), em Hamilton, e os detentores do troféu Estados Unidos (01 de agosto), em Auckland.

O Mundial decorrerá entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia, e, antes da partida, em 10 de julho, a seleção das 'quinas' defronta a Ucrânia, no dia 07 de julho, no Estádio do Bessa, no Porto.

Eis a lista das 23 convocadas:

A média Ana Rute, do Sporting de Braga, é a principal novidade nas 23 eleitas do selecionador Francisco Neto para representar Portugal no Mundial feminino, na Austrália e Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

Em relação às 23 jogadoras que estiveram na ficha do jogo com os Camarões (2-1), que, em 22 de fevereiro, colocou a equipa das 'quinas' no Mundial2023, Ana Rute entra para o lugar da sua colega de equipa Vanessa Marques.

Ana Rute tinha sido uma das 25 eleitas para o play-off Intercontinental, mas ficara fora das 23, tal como a avançada Kelsey Araújo (Le Havre).

Das eleitas para o Mundial2023, apenas Ana Seiça não jogou na qualificação, sendo que 19 das 23 eleitas estiveram no Europeu de 2022 -- são novidades a central do Benfica, Ana Rute, Andreia Jacinto, então substituída por lesão, e Ana Capeta.

A formação as 'quinas' qualificou-se em 22 de fevereiro, ao bater os Camarões por 2-1, em Hamilton, na Nova Zelândia, na final do Grupo A do play-off Intercontinental, num triunfo selado de penálti por Carole Costa, aos 90+4 minutos.

No Mundial2023, Portugal defrontará na fase de grupos os vice-campeões em título Países Baixos (23 de julho), em Dunedin, o Vietname (27), em Hamilton, e os detentores do troféu Estados Unidos (01 de agosto), em Auckland.

O Mundial decorrerá entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia, e, antes da partida, em 10 de julho, a seleção das 'quinas' defronta a Ucrânia, no dia 07 de julho, no Estádio do Bessa, no Porto.

Eis a lista das 23 jogadoras convocadas:

Guarda-redes: Rute Costa (Benfica), Inês Pereira (Servette, Sui) e Patrícia Morais (Sporting de Braga).

Defesas: Ana Seiça (Benfica), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Sevilha, Esp), Joana Marchão (Parma, Ita), Lúcia Alves (Benfica) e Sílvia Rebelo (Benfica).

Médios: Ana Rute (Sporting de Braga), Andreia Norton (Benfica), Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Dolores Silva (Sporting de Braga), Fátima Pinto (Alavés, Esp), Francisca 'Kika' Nazareth (Benfica), Tatiana Pinto (Levante, Esp).

Avançadas: Ana Borges (Sporting), Ana Capeta (Sporting), Carolina Mendes (Sporting de Braga), Diana Silva (Sporting), Jéssica Silva (Benfica) e Telma Encarnação (Marítimo).