Mundo

Putin vê reeleição de Erdogan como oportunidade para estreitar laços

None

O Presidente russo, Vladimir Putin, saudou hoje, numa conversa telefónica, Recep Tayyip Erdogan, pela reeleição deste como chefe de Estado na Turquia, sublinhando que a vitória eleitoral abre "perspetivas" para estreitar os laços entre os dois países.

"O apoio manifestado pelo povo turco ao seu líder abre perspetivas adicionais para o desenvolvimento de uma cooperação bilateral prática em vários campos", realçou Putin numa conversa telefónica com Erdogan, de acordo com um comunicado divulgado pelo Kremlin.

O chefe de Estado russo "sublinhou a grande contribuição [de Erdogan] para o desenvolvimento das relações russo-turcas de forma construtiva e mutuamente benéfica", acrescentou a mesma fonte.

Segundo Moscovo, Erdogan também "reafirmou a sua vontade de continuar a trabalhar em conjunto em todas as questões urgentes" em agenda.

Vladimir Putin já tinha felicitado Recep Tayyip Erdogan pela sua reeleição no domingo, acreditando que a sua vitória foi um "resultado lógico" que expressa uma "prova clara" do apoio da população à sua política.

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, tinha sublinhado, por sua vez, que a Rússia tem objetivos "muito ambiciosos" com a Turquia.

Apesar da rivalidade histórica entre os dois países, Erdogan e Putin forjaram um forte relacionamento pessoal, que se tornou ainda mais importante para uma Rússia isolada do Ocidente devido ao conflito na Ucrânia.

Russos e turcos já estão ligados por uma série de projetos conjuntos, incluindo o gasoduto TurkStream que transporta gás russo através do Mar Negro.

Os dois países colaboram estreitamente em várias questões, incluindo a Síria, onde, no entanto, apoiam campos opostos.

Apesar de Ancara ter fornecido 'drones' a Kiev, recusou-se a aderir às sanções contra Moscovo, preferindo reivindicar um papel de intermediário, como no acordo que permite a exportação de cereais ucranianos.

Erdogan conseguiu no domingo 52,1% dos votos, vencendo o social-democrata Kemal Kiliçdaroglu, que obteve 47,9% na segunda volta das eleições presidenciais turcas de domingo, após terem sido contados 99,5% dos votos, segundo a Comissão Eleitoral local.

Perante os apoiantes, o chefe de Estado, que está há 20 anos no poder, garantiu que vai cumprir "todas as promessas feitas ao povo" e salientou que cada eleição é "um renascimento".

Por seu lado, o opositor Kemal Kiliçdaroglu expressou tristeza pelo futuro da Turquia.

"Estou profundamente triste com as dificuldades que o país enfrenta", disse o candidato derrotado e líder do principal partido da oposição da Turquia, falando na sede do seu partido, em Ancara, após a reeleição de Erdogan.