Madeira

Brigadas de Limpeza do projecto Cap@citar com “componente de cariz social e inclusivo"

None

As secretárias regional de Inclusão Social e do Ambiente acompanharam esta terça-feira, 23 de Maio, a limpeza de terrenos das zonas altas de Santo António, no âmbito do projecto C@pacitar dinamizado pela Associação de Desenvolvimento de Santo António (ASA).

A Brigada de Limpeza C@pacitar é composta por 14 pessoas, que já limparam mais de 2 mil metros quadrados de terrenos em Santo António. 

A tutelar da pasta da Inclusão, Rita Andrade, aproveitou a ocasião para destacar o cariz social do projecto, bem a sua finalidade de prevenção de incêndios. 

Para além da importante componente de protecção e segurança da população, através da limpeza destes terrenos, tendo em vista a prevenção da época de incêndios, este projeto envolve uma componente social muito relevante, já que temos aqui a oportunidade de, através deste projecto, manter estas pessoas activas e apoiá-las financeiramente. Rita Andrade, SRISC

A governante atentou que é “através das brigadas de limpeza que a ASA realiza também desmatações de terrenos abandonados junto de habitações, cujos proprietários não têm a capacidade financeira, ou física, nomeadamente, idosos para fazê-lo por sua conta”.

Rita Andrade aproveitou ainda a oportunidade para enaltecer o trabalho em rede realizado com as juntas de freguesia de Santo António e São Roque, bem como com a Secretaria Regional do Ambiente, através do Instituto de Florestas e Conservação de Natureza.

Até ao final da semana, está prevista a conclusão da limpeza de mais de 3 mil metros quadrados de terrenos florestais, no caminho do Lombo do Jamboeiro, refere o gabinete de comunicação de Rita Andrade em nota emitida.