5 Sentidos

Fundação Cecília Zino debate prevenção e intervenção no abuso sexual

None

Na sequência do mês de Abril, que promove a Prevenção do Mau-Trato na Infância, a Fundação Cecília Zino promove a 2.ª edição do projecto 'Conversas na Fundação', uma iniciativa que pretende potenciar a discussão participativa da sociedade em temas relevantes para a acção da Fundação cuja missão é proteger e integrar socialmente crianças e jovens.

A 2.ª edição de 'Conversas na Fundação' terá como tema central a 'Prevenção e Intervenção no abuso sexual: sinais de alerta' e terá lugar a 10 de Maio entre as 18h30 e as 19h30, no Auditório da Polícia Judiciária, na Rua Tenente Coronel Sarmento. 

A conversa será orientada pelo director executivo da Associação Quebrar o Silêncio, Ângelo Fernandes. Os interessados em participar no evento deverão efectuar inscrição através do endereço de email: [email protected] até 8 de Maio.

O abuso sexual de crianças e jovens é uma problemática com elevada prevalência nos processos de promoção e protecção de crianças e jovens com claro impacto negativo a curto, médio e longo prazo, na criança, na escola, na família e na comunidade. Assim, pretendemos fomentar na equipa um olhar mais atento sobre as dinâmicas entre as crianças e jovens, sinais de alerta, queixas psicossomáticas, dar significado ao silêncio que traduz medo e por fim como gerir a informação que é facultada em contexto residencial. Fundação Cecília Zino

A Fundação Cecília Zino, constituída em Maio de 1961, é uma fundação privada, dotada de utilidade pública, instituída para cumprir a vontade de Cecília Rose Zino de criar na Ilha da Madeira um Hospital Pediátrico. A significativa melhoria das condições de assistência médica e hospitalar na Região Autónoma da Madeira tornou possível transformar o antigo Hospital num centro de protecção e assistência a crianças e jovens necessitados.