5 Sentidos

Porta 33 inaugura exposição 'A Escola, uma ilha no Universo'

None
Foto Portas 33

No próximo sábado, 20 de Maio, às 18 horas, a Porta 33 inaugura a exposição 'A Escola, uma ilha no Universo'. Esta mostra resulta das residências de Duarte Belo realizadas na Escola do Porto Santo, em 2022 e 2023. Com formação em arquitectura, desde 1986 trabalha no levantamento fotográfico sistemático da paisagem, formas de povoamento e arquiteturas em Portugal.

Segundo a oficina, "a Escola do Porto Santo é assumida por Duarte Belo como o ponto nodal da construção de um dispositivo visual baseado em percursos pedestres pelo espaço envolvente ao próprio edifício e que se estendem por toda a ilha de Porto Santo. Percursos fotografados aquando do caminhar, do movimento do corpo sobre a paisagem. Serão mostrados um número considerável de fotografias de cada uma das deslocações, de forma a que se consiga perceber a continuidade do espaço percorrido, da coerência da linha que é um somatório de pontos de vista que nos devolvem uma representação gráfica dos lugares percorridos".

As fotografias mostram, por um lado a estrutura do território, os principais elementos da organização da paisagem, sejam eles do espaço geológico, sejam relativos ao povoamento humano e por outro lado os detalhes da paisagem, seja ela natural, rural ou urbana.

A apresentação da exposição será seguida de uma conversa entre o autor, o engenheiro geólogo João Baptista,o coordenador do Plano Nacional das Artes Paulo Pires do Valee Nuno Faria curador.

'A Escola, uma ilha no Universo' é de entrada livre e pode ser visitada até 12 de Agosto, de terça a sábado, das 16 às 20 horas.