5 Sentidos

ANSA/Orquestra Clássica da Madeira leva improviso ao átrio do Baltazar Dias

None

O percussionista Duarte Salgado é o convidado de mais um 'Musical Happening', os concertos de improviso promovidos pela ANSA/Orquestra Clássica da Madeira. A ele juntam-se o contrabaixista Gábor Bolba e o percussionista Jorge Garcia, na próxima quarta-feira, pelas 21 horas, no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias.

"Duarte Salgado é  um  percussionista  oriundo  da  Camacha  (Ilha  da  Madeira),  cujo caminho  musical  é  bem  diverso.  Estudou  música  Latina,  Africana, Oriental,  Indiana ,  entre outras, sempre  à  procura  de  novas  sonoridades, com  o  intuito  de experimentar  ao  máximo  sons  distintos,  mesmo  que  seja  num  só  instrumento", refere nota assinada pelo director artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Norberto Gomes.

Salgado tem participado em concursos, peças de teatro, concertos na ilha e no continente, contracenou com um vasto leque de músicos de diferentes estilos musicais da ilha da madeira, de Portugal continental e internacionais. Atualmente pertence ao Xarabanda (Folk music), Camachofones (Street Performers), Vime (Didgeridoo e percussão), Triângulo (worldmusic) e ORIUNDU (voz e percussão)

Na mesma nota, Norberto Gomes assume que a integração pontual de músicos convidados tem por objetivo conferir aos concertos sonoridades e efeitos sonoros especiais através das inúmeras possibilidades dos seus instrumentos. Falamos de um misto de improvisação e experimentalismo, pelo que todos os concertos são únicos em termos de formato, sonoridades e conteúdos, "embalando o público em experiências singulares, fruto do usufruto de atmosferas novas e inesperadas de ambiências rítmicas e sonoras".

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante. Os bilhetes custam 10€ (com descontos para jovens) e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.