5 Sentidos

“A Voz da Poesia” com Hugo Castro Andrade na Escola Gonçalves Zarco

None

A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco recebeu o Mestre em Teatro e Comunidade – Hugo Castro Andrade, com a presença do presidente da Direcção Executiva - professor Ricardo Barcelos, no âmbito da Semana das Línguas sob a temática “A Voz da Poesia”.  O convidado é actor, director artístico e Mestre em Teatro e Comunidade.

O convite foi feito pela professora Fátima Nóbrega, com o intuito de motivar e chamar a atenção dos alunos para a leitura prazerosa da poesia.  Durante a sessão, falou-se da projecção da voz e a entoação/dramatização do texto poético como ferramentas essenciais de um actor e / ou declamador de poesia.  

Os alunos de Teatro deram as boas-vindas ao convidado, com a interpretação de uma música acompanhada à viola pelo professor de música – João Paulo.

Hugo Castro recitou Ary dos Santos e Vinícius de Moraes como homenagem à liberdade de expressão e de pensamento, convidando a assistência a declamar consigo uma panóplia de poemas de Vinícius de Moraes, criando assim uma dinâmica inclusiva, globalizante e integradora.

Este evento que decorreu na sala de sessões, reforçou a importância das diferentes linguagens artísticas e comunicativas. Deu azo à inclusão e à igualdade nas diferentes formas de apresentação e interpretação e, deste modo, provocando o bem-estar e espicaçando nos alunos o interesse pela leitura.