2025 - o começo de uma nova Era

Evolução... o controlo sobre o fogo, mudou as nossas vidas; a invenção da roda, transformou o mundo; a "revolução industrial", trouxe mudança radical (motores: automóveis, barcos, aviões... ligações intercontinentais...); a luz elétrica, permitiu uma revolução na noite, aparelhos electrodomésticos; o telefone e o telemóvel, permitiram que pudéssemos trocar informações instantâneas e estar junto a outros "à distância de um braço"; a internet, revolucionou o comércio e aproximou ainda mais o mundo... Mas, nos dias de hoje, está-se a consolidar algo, que não será menos, que as (r)evoluções anteriores, (todas juntas).

Marcará um antes, e um depois... IA (Inteligência Artificial) - ou o que está a nascer - mudará completamente as nossas vidas, em todas as áreas. Estará em todo o lado... Se fosse a lembrar o livro do Apocalipse, esta seria uma boa altura para pensar no assunto, pois a pensar numa possível "marca da besta", esta marca, estará "por todo o lado"...! Mas, eu prefiro acreditar na ciência e no bem, num mundo novo de esperança, porque na verdade, a marca, somos nós que criamos e deixamos... Porque não criar então, um belo e novo mundo?!

Vem com certeza aí, um mundo completamente diferente daquele que conhecemos. Para nós adultos, poderá ser mesmo algo difícil de aceitar e compreender. Os que estão nascendo, terão mais tempo para se adaptar, receber formação, em casa e na escola. Seremos "afogados" em conhecimento e mudança! Venha por bem: para nos ajudar no dia a dia, como já acontece na indústria; salvar vidas, como na medicina; criar arte, como na música e na literatura, etc... Se nos poderá fazer mal...? Bem, os programas informáticos também falham, ou aliás, com experiência de programador, afirmo que, somos nós que falhamos(!), em antecipar resultados... os programas, limitam-se apenas em seguir para o próximo passo. Às vezes sai pior, mas às vezes sai melhor que o esperado.

Acontecimentos recentes, fizeram centenas de grandes líderes e pesquisadores, ao redor do mundo, pedir reflexão e "uma pausa" no desenvolvimento (já praticamente autónomo) da IA... Stephen Hawking, um dos maiores cientistas e pensadores até ao momento, disse: "devemos temer mais o Capitalismo, do que aos robôs" - agora, até os capitalistas temem algo (que também querem controlar)... Hawking, disse também: "temos mais uns mil anos neste planeta"! ...toda a ajuda será então bem vinda!

Referi 2025, não como "profecia caída do céu", mas, por observação e análise, das previsões e evoluções científicas até ao momento... Coisas "esquisitas" começam e vão acontecer, cada vez mais. Vem certamente aí algo, enorme, que mudará o rumo da humanidade, para sempre... Algo que brevemente, talvez veremos "personificado", num corpo e alma, não tão, mas mais inteligente do que nós!

Duarte Sousa Melim