Madeira

49 anos da Revolução dos Cravos

None

25 de Abril de 1974, uma data que dificilmente será esquecida pelos portugueses. Dia em que, em menos de 24 horas, o Movimento das Forças Armadas (MFA) levou a cabo o conhecido golpe de Estado que derrubou a ditadura liderada por António de Oliveira Salazar. Este dia marca a mudança histórica no país.

A Revolução dos Cravos abriu caminho para resolução da guerra colonial e a democratização e desenvolvimento do país.

O MFA, composto por militares que participaram na Guerra Colonial e por estudantes universitários, contou com o apoio da população, que colocou cravos nas armas dos militares nesse dia.

A data permitiu também abrir portas para a criação da autonomia da Madeira e dos Açores. Ao DIÁRIO, o representante da República para a R.A.M., Ireneu Barreto, realçou a importância da Revolução dos Cravos para a Madeira.

Foi com o 25 de Abril que a Madeira adquiriu uma velha e essencial aspiração, a sua Autonomia, que constitui uma das mais belas joias, ao lado da nossa liberdade, que a Revolução dos Cravos nos ofereceu. Ireneu Barreto, representante da República para a R.A.M.

Questionado sobre a importância de continuar a assinalar esta data, 49 anos depois, Ireneu Barreto explica que “hoje mais do que nunca” deve ser relembrada.

Hoje mais do que nunca urge comemorar "esse dia inicial, inteiro e limpo" que nos restituiu a liberdade e outros direitos fundamentais quando algumas nuvens surgem a querer perturbar o nosso Estado de Direito Democrático. A liberdade não é nunca um direito adquirido; por isso, a sua celebração não se esgota e sempre adquire uma nova energia. Ireneu Barreto, representante da República para a R.A.M.

Ireneu Barreto estará presente, às 10 horas, na sala de sessões da Assembleia da República, na Sessão Solene de Boas-Vindas ao presidente do Brasil, Lula da Silva, e pelas 11h30 marcará presença na sessão solene comemorativa do XLIX Aniversário do 25 de Abril de 1974.

Já pelas 15 horas, no Palácio de Belém, assistirá, à tomada de posse dos novos juízes do Tribunal Constitucional.

As comemorações do 25 de Abril vão decorrer também na Região. Tome nota:

- 9h00: A Câmara Municipal de Machico, juntamente com a Junta de Freguesia de Machico e com a comissão 'Cidadãos por Machico, Terra de Abril' promove um programa comemorativo dedicado 25 de Abril.

Machico assinala 25 de Abril com diversas actividades

Programa comemorativo tem início amanhã e decorre até segunda-feira.

Marianna Pacifico , 21 Abril 2022 - 11:24

- 9h00 - Sindicato dos Professores da Madeira - Concentração de Docentes da RAM;

-  10h00- Reunião Plenária n.º 54, sessão comemorativa da efeméride;

- 10h30 - Pedro Calado preside à sessão de abertura das comemorações do 25 de Abril no Funchal;

- 12h00 – Câmara Municipal do Porto Moniz assinala a Revolução dos Cravos com a deposição de uma coroa de cravos vermelhos junto ao monumento de homenagem aos antigos combatentes do Porto Moniz, no Sítio da Santa;

- 12h30 – PS Madeira promove ‘Almoço da Liberdade’, no restaurante ‘A Parreira’;

- 12h45- CDU organiza festa/comício de 25 de Abril ‘A defesa dos Valores de Abril’, na Rua João de Deus.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

-11h00 e 15h00 - Espectáculo ‘Shrek O Musical’, no Centro de Congressos da Madeira.

- 18h30 - A. Aura - AD Machico da final da Taça da Madeira de Veteranos +35 anos, no Cristiano Ronaldo Campus;

- 19h30 - Sp. Braga - Nacional da Taça de Portugal, no Estádio Municipal de Braga

EFEMÉRIDES:

Este é o centésimo décimo quinto dia do ano. Faltam 250 dias para o termo de 2023.

Principais acontecimentos registados no dia 25 de Abril, Dia da Liberdade, Dia Internacional de Consciencialização sobre a Alienação Parental, Dia Africano de Luta Contra o Paludismo, Dia Mundial da Malária, Dia Mundial dos Pinguins e Dia Internacional dos Delegados:

 -1910 -Abertura ao público do Edifício Chiado em Coimbra (no centro da Baixa da cidade), como filial dos grandes armazéns do Chiado em Lisboa.

- 1945 - Delegados de 45 países iniciam a conferência de São Francisco, nos EUA, que levaria à assinatura da Carta das Nações Unidas (ONU).

- 1974 - Às 00:20, é transmitida a senha da Operação Fim do Regime, no programa Limite da Renascença: "Grândola, Vila Morena", de José Afonso. Horas depois, a Escola Prática de Santarém, comandada por Salgueiro Maia, ocupa o Terreiro do Paço e, mais tarde, o Largo do Carmo. Ao fim da tarde, o presidente do Governo, Marcello Caetano, rende-se.

- 1975 - Eleições para a Assembleia Constituinte com uma taxa de participação de 91,66%. São as primeiras eleições livres, por sufrágio universal, sem constrangimento de estatuto social, nível de instrução ou sexo. O PS obtém 37,87% dos votos, o PPD 26,39%, o PCP 12,46%, o CDS 7,6%, MDP 4,14%, FSP 1,16%, MES 1,02%, UDP 0,79%., FEC 0,58%, PPM 0,57%, PUP 0,23%, LCI 0,19%, ADIM 0,03% e o CDM 0,02%

- 1976 - Eleições legislativas em Portugal com uma taxa de participação de 85,64%. O PS 34,87%, PPD 24,38%, CDS 16,00%, PCP 14,35%, UDP 1,67%, FSP 0,77%, MRPP 0,29%, MES 0,57%, PDC 0,54%, PPM 0,52%, LCI 0,30%, PCP (L-M) 0,29% e o PRT 0,09%

-1977 -Direção do FMI, Fundo Monetário Internacional, liderada por Johannes Witteveen, dá luz verde ao acordo 'stand by' com Portugal.

-1979 - Entra em vigor o Tratado de Paz do Médio Oriente. Representantes egípcios e israelitas trocam documentos de ratificação em Kisheid, no Sinai.

1983 -Sete milhões de portugueses vão às urnas para eleger os 250 deputados do novo parlamento. Concorrem às eleições 12 partidos políticos e duas coligações. As eleições, cobertas por cerca de 300 jornalistas estrangeiros, são boicotadas em Crestuma (Gaia, Porto), ao fim do dia, as primeiras indicações dão vitória ao PS, com um número mínimo de 91 deputados.

- 1997 - É inaugurado, no 23º aniversário, o monumento ao 25 de Abril, da autoria do escultor João Cutileiro, no Alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa.

- 2007 - É inaugurado o Túnel do Marquês, em Lisboa, dois anos e meio depois da data prevista.

- 2010 - O Benfica conquista, pela primeira vez na sua história, a Taça UEFA de futsal, ao bater na final os detentores do título, os espanhóis do Interviu Madrid, por 3-2, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

- 2015 - Um sismo de 7.9 na escala de Richter atinge o Nepal, causando milhares de mortos.

- 2020 - Os 46 anos do 25 de Abril são celebrados na Assembleia da República com uma sessão solene reduzida e adaptada às restrições da pandemia. Na sessão, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defende, no seu discurso, o último do seu mandato de cinco anos, que o "25 de Abril não é uma festa pela festa", mas sim "um apelo, em liberdade e democracia, a resolver os problemas do momento", que são a saúde, economia e sociedade e "em tempos excecionais de dôr, sofrimento, luto, separação e de confinamento, é que mais importa evocar a pátria, a independência, a República, a liberdade e a democracia.

O primeiro-ministro António Costa afirma, numa mensagem de vídeo transmitida no início das comemorações online do 25 de Abril de 1974 na sua residência oficial, em São Bento, fechada ao público por causa da pandemia de covid-19, que os portugueses têm de "vencer esta pandemia para poderem estar juntos como sempre estiveram, celebrando nas ruas ou nos jardins, aqui e ali, aquilo que é o 25 de Abril".

PENSAMENTO DO DIA

Esta é a madrugada que eu esperava, o dia inicial inteiro e limpo onde emergimos da noite e do silêncio e livres habitamos a substância do tempo Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), escritora e filóloga portuguesa.