Madeira

Albuquerque: “As democracias têm desafios permanentes”

O 25 de Abril “continua a ser uma data marcante e importante”, diz o presidente do Governo Regional

None

Em véspera de se comemorar o 49º aniversário do 25 de Abril, o presidente do Governo Regional lembra que “as democracias, como a nossa, têm desafios permanentes”.

Reafirma que o 25 de Abril “continua a ser uma data marcante e importante”, até porque, no caso da Madeira, “foi graças ao 25 de Abril que nós conquistamos a autonomia política”, autonomia que “foi decisiva para o desenvolvimento da nossa terra”.

Sustenta por isso que um dos desafios que hoje se colocam à democracia “têm a ver com as pessoas sentirem que a vivência numa democracia é algo que lhes traz benefícios, não só materiais, mas sobretudo liberdade cívica, liberdade política”, disse.

Uma realidade completamente oposta ao “passado autoritário” que predominava em Portugal antes da Revolução dos Cravos.

Declarações do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, à margem da visita, esta segunda-feira, à Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, que hoje assinala o seu 25º aniversário – foi inaugurada a 25 de Abril de 1998.

Aproveitou para enaltecer a importância da alfabetização, uma das muitas conquistas de Abril, ao lembrar que até então o País “estava numa situação desgraçada” no que diz respeito à literacia da população.

Na Madeira então só havia duas escolas secundárias, uma no Funchal, o Liceu Jaime Moniz, outra em São Vicente.

“Graças às mudanças que ocorreram depois do 25 de Abril foi possível ultrapassar” e garantir o “acesso universal à Educação”, lembrou.

Oportunidade para reiterar que “o grande objectivo” do seu governo “é dotar as novas gerações do melhor ensino possível. É o melhor legado que podemos deixar para o futuro”, sustentou.

Novas gerações que já nasceram com a democracia, e por isso, “os desafios são outros”, até porque neste quase meio século muito mudou. Diz mesmo que “os índices de progresso e de desenvolvimento são incomparáveis”, concluiu.