Madeira

Plano Regional de Saúde 2021-2030 assenta em quatro eixos

O documento foi hoje formalmente apresentado embora já esteja aprovado desde início de Fevereiro, após consulta período de consulta pública

None

Os quatro eixos deste plano são a prevenção, a promoção, a protecção e o progresso, reunidos com o objectivo de melhorar a saúde e o bem-estar dos madeirenses.

Foi esta sexta-feira, 21 de Abril, apresentado o Plano Regional de Saúde 2021-2030, um documento que, conforme deu conta o secretário regional de Saúde e Protecção Civil está alicerçado em quatro eixos, a prevenção, a promoção, a protecção e o progresso.

Aos jornalistas, Pedro Ramos destacou o eixo do progresso, evidenciando os investimentos que estão previstos para as novas unidades de saúde que já estão em construção ou projectadas, como seja o novo Hospital Central e Universitário da Madeira e a nova Unidade Local de Saúde do Porto Santo.

Ainda no quadro da inovação em saúde, o governante enfatizou a aposta que tem vindo a ser feita na formação dos recursos humanos e a melhoria dos dispositivos médicos e imagiológicos, elementos integrantes do compromisso que o Governo Regional assume com os madeirenses a partir deste documento orientador.

Plano Regional de Saúde 2021-2030 divulgado pela Direcção Regional da Saúde

O Plano Regional de Saúde 2021-2030 é um documento de planeamento estratégico em saúde, integrador e de base populacional, da responsabilidade da Direção Regional da Saúde (DRS), que resulta de um trabalho de criação participativa, multinível e multisectorial de identificação das principais prioridades em saúde e das estratégias de intervenção mais adequadas para assegurar uma saúde sustentável.  

Melhorar os indicadores é um dos objectivos traçados até 2030, devendo beneficiar do que o secretário da Saúde diz ser a “segurança total”, a “qualidade total” e a “acreditação total” do sistema de saúde.  

Pedro Ramos assegurou que o Governo Regional está empenhado em encontrar e assegurar “melhores respostas” que vão, depois, reflectir-se na melhoria dos indicadores de mortalidade e morbilidade.

Tal como o DIÁRIO já havia dado nota em Janeiro, este Plano pretende diminuir em 15% a mortalidade registada na Madeira, até 2030, bem como reduzir a morbilidade associada a algumas doenças, como sejam as artroses (-18,2%) ou as dores lombares (-31,8%). A redução dos casos de depressão (valores inferiores a 10,4%), da doença coronária (abaixo de 4,9%) e dos AVC’s (inferiores a 1,5%) está também considerada neste documento, entre outros.

A apresentação do Plano Regional de Saúde 2021-2030 esteve ao cuidado de Bruna Gouveia. A subdirectora regional da Saúde evidenciou que neste plano estão vertidos os contributos de vários parceiros, a partir dos quais tudo foi pensado para que a Madeira seja uma região saudável, segura, sustentável e inovadora, conforme apontou.